Uma Cidade Colonial Brasileira

27 jun

Conjunto Arquitetônico  Municípal - Penedo-AL (Brasil)

Panorâmica (Aérea) do Conjunto Arquitetônico Municípal – Penedo-AL (Brasil).

      A Cidade de Penedo/AL, é um município turístico e histórico, foi primitivamente edificado imponentemente sobre um majestoso rochedo, à margem esquerda (distância de 44 km da foz) do Rio São Francisco, “O Velho Chico”, que a separa do Estado de Sergipe.

         Citada (erroneamente) por alguns historiadores como a Ouro Preto do Nordeste, o município é um relicário vivo, que guarda um rico patrimônio artístico-cultural, que marca a presença dos colonizadores Franceses, Portugueses, Holandeses, Índios, Jesuítas, dos Missionários Franciscanos, Carmelitas, Capuchinhos e dos Pescadores, tendo sido palco dos grandes acontecimentos mais importantes do Brasil Colonial. Teve seu momento de ações cívicas e da implantação da evangelização com o advento das Ordens Religiosas e fundação de suas casas: Os Franciscanos, Carmelitas e Beneditinos. Penedo é o maior centro de arte barroca e neoclássica do Estado de Alagoas, conforme pode ser constatado através da arquitetura barroca de Convento e Igrejas, além disso, é considerada como a Capital do Baixo São Francisco. É berço de grandes artesãos e literatos, onde impressiona o trabalho dos admiráveis santeiros. Como é o caso do discípulo CLAUDIONOR TEIXEIRA HIGINO, atuante e elevando o nome do Mestre ANTÔNIO PEDRO DOS SANTOS.

         Durante vários anos, foi a mais desenvolvida cidade do interior alagoano, perdendo esse posto para Arapiraca, na década de 1960. Sua decadência começou quando foi construída a Ponte Rodo-Ferroviária sobre o Rio São Francisco, em Porto Real do Colégio/AL, ligando Alagoas a Sergipe. A travessia de veículos e passageiros, ainda continua na cidade, ligando-se ao outro lado do rio, através do leito fluvial. Ocorre que, o movimento mais intenso ficou mesmo por conta da Ponte Rodo-Ferroviária.

            A cidade continua a ser marca na produção de arte e cultura no estado, em ritmo mais lento, porém produtivo, com suas três trupes teatrais, formação de novos músicos pela Sociedade Musical Penedense, cedendo seus casarios e ruas para cenários de dois filmes, “Deus é Brasileiro”(Atores ANTÔNIO FACUNDES e PALOMA DUARTE) e “Espelho D’água”(Ator FÁBIO ASSUNÇÃO), produzidos em 2003 e 2004, respectivamente, conservando seus templos religiosos do século XVII e XVIII e, outros de arte, como o Teatro Sete de Setembro.

         Com toda essa indústria cultural, é afirmativo dizer que Penedo ainda mantém o título de berço da cultura alagoana, pois, o estudo e o conhecimento das tradições de seu povo são preservados. Possui boa infra-estrutura hoteleira e de restaurantes. Oferece, também, a possibilidade de um passeio pelas ilhas, prainhas e lugarejos às margens do Rio São Francisco.

           Em 09 de março de 1986, ocorreu o Tombamento da Cidade de Penedo, através do Governo do Estado de Alagoas, DIVALDO SURUAGY.

        Já em 18 de dezembro de 1995, pela Portaria nº 169 do Ministério da Cultura, a Cidade de Penedo é reconhecida pelo Governo Federal como PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL, portanto, visitando Penedo, você terá a oportunidade de conhecer melhor sua história, suas manifestações folclóricas, apresentadas em praça pública, tais como: o Guerreiro, Pastoril, Reisado, Banda de Pífanos e Vaquejada, podendo conta ainda, com a simpatia e cordialidade de seus munícipes.

Anúncios

PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Uma Organização do Movimento Negro Alagoano!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: