*- Festa/Senhor Bom Jesus dos Navegantes


Senhor Bom Jesus dos Navegante - Penedo-AL (Brasil)

Senhor Bom Jesus dos Navegantes – (1915) – Penedo-AL (Brasil) – Escultor : Mestre Cesário Procópio dos Mártyres “in memoriam”

FESTA DO SENHOR BOM JESUS DOS NAVEGANTES

E

FESTIVAL DE TRADIÇÕES POPULARES

“Fé, Alegria, Tradição e Paz”

          No Brasil, a celebração ao Senhor dos Navegantes, foi introduzida em 1808 (Província da Bahia) pelos Portugueses Católicos, com a chegada da Família Real ao Brasil.

          Em Alagoas, na bela e histórica Cidade de Penedo, a Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, surgiu em janeiro de 1884 (relatos de historiadores penedenses), com a relização de primeira Procissão, cuja imagem carregada no evento era o CRISTO AGONIZANTE ou CRISTO CRUCIFICADO, pertencente a Ordem Terceira de São Francisco, da Igreja Conventual de Santa Maria dos Anjos, portanto, há mais de um século.

          Até janeiro de 1914, a festa tinha como ponto central a Igreja Conventual de Santa Maria dos dos Anjos. Do citado Templo a Imagem de CRISTO AGONIZANTE, da Ordem Terceira de São Francisco, saía em procissão em direção ao Rio São Francisco “o Velho Chico”. Após a procissão fluvial, a Cidade de Penedo (AL) brilhava com as apresentações das expressões culturais do Baixo São Francisco. Ocorre que naquele ano (1914), ao final da procissão o Superior (Frei) do Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos, por motivos não muito bem esclarecidos, decidiu e informou a população que aquela, seria a última festa em que a imagem de CRISTO AGONIZANTE teria sido utilizada em procissão, representando o Sr. Bom Jesus dos Navegantes..

         Tudo indica que a proibição tenha sido por não se tratar apenas de uma programação para um Culto Religioso, pois durante as festividades o surgimento do profano (Show, danças, mesa de aposta, etc) tenha incomodado os religiosos, isso porque os fiéis e não-fiéis aproveitavam o momento para se divertirem com jogos e danças. Na época, uma condição foi imposta: “Para normalização do evento era necessário que fosse retirada toda ou qualquer expressão profana”. O que não foi aceito !

        Na ocasião houve um desentendimento entre o Frei e o cidadão ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS, conhecido por ANTÔNIO (TONHO) PEIXE-BOI (representante da comunidade), mas nada impediu a continuidade daquela festa. Na primeira oportunidade, ANTÔNIO PEIXE-BOI solicitou ao exímio escultor de “Santos e Anjos”, o Mestre CESÁRIO PROCÓPIO DOS MÁRTYRES (*26/02/1884 a +06/01/1956) que esculpisse uma Imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Então, o Mestre CESÁRIO aceito mais um desafio e, concluiu com êxito a belíssima e gloriosa imagem, a qual foi colocada no interior da Igreja da Santa Cruz do Cortume.

          No dia 11 de janeiro de 1915, a imagem esculpida pelo Mestre CESÁRIO saiu em procissão pela primeira vez e, milagrosamente essa imagem continua arrastando o povo ribeirinho para as procissões. Na região existem outras Imagens do Senhor do Bom Jesus dos Navegantes, mas são todas réplicas da imagem feita pelo Mestre CESÁRIO, em Penedo/AL.

         O ponto alto dos festejos é no segundo domingo de janeiro, porém o evento tem início três dias em que antecedem as comemorações finais, agora com a inserção do Grande Festival de Tradições Populares”. O qual é sempre propalado, uma espécie de difusor da cultura viva, da sensibilidade ao reconhecimento do patrimônio local. Reaparece como um sinal de demarcação do imaginário popular e faz despertar o processo educativo da comunidade. Uma festa genuinamente folclórica, rica de cultura, religião, turismo, esporte, lazer e cidadania.

Procissão Terrestre: Sr. Bom Jesus dos Navegantes - Penedo-AL (Brasil).

Procissão Terrestre: Senhor Bom Jesus dos Navegantes – Rua Joaquim Nabuco – Penedo-AL (Brasil).

          No domingo, após ser retirada da Igreja da Santa Cruz do Cortume, a Imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes é conduzida em Procissão Terrestre por algumas ruas do bairro e em seguida em Procissão Fluvial, percorrendo alguns dos municípios ribeirinhos acompanhada por embarcações (Canoas, Lanchas, Catamarã, Jet Ski, etc). Apesar de ser uma festa católica, desde as suas origens mesclas “Profano” e “Sagradas”. Atualmente conta com a apresentação de Grupos Folclóricos, Corais e Bandas de Pífano, Shows Musicais e Atividades Esportivas, além de uma belíssima “Queima de Fogos”.

Procissão Fluvial: Sr. Bom Jesus dos Navegantes - Penedo-AL (Brasil).

Procissão Fluvial: Sr. Bom Jesus dos Navegantes – 08/01/2012 – Cais do Porto – Penedo-AL (Brasil).

        Penedo, berço da Cultura Alagoana, às margens do Rio São Francisco, impressiona a todos pelo seu rico Patrimônio Histórico-Cultural, traz consigo a mais tradicional expressão da cultura religiosa de Alagoas, representada pela Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes; no momento, a única representação cultural forte que restou do tempo áureo da Cidade de Penedo/AL. É público e notório, que atualmente a falta de pertencimento cultural, seja reflexo da inserção do capitalismo em nossa sociedade, o qual importou novos valores. Então, é certo afirmar que no Baixo São Francisco, Penedo foi a primeira cidade a executar com grande prestígio as comemorações ao “Padroeiro dos Navegantes”.

         Saudades !!! é o que Penedo sente ao lembrar das 8 (oito) edições do grande Festival do Cinema Brasileiro de Penedo (1º Festival: De 9 à 12/01/1975); das grandes apresentações teatrais; dos eventos músicas e poesias recitadas no coreto e nas suas esquinas enladeiradas; da manutenção das suas igrejas, conventos e palacetes do século XVII e XVIII, realizados com muita morosidade, bem como do retorno do apelo religioso e da diminuição do apelo econômico e midiático tão oculto na Festa do nosso glorioso “Bom Jesus dos Navegantes.”

             Parabéns…

Anúncios

6 Respostas to “*- Festa/Senhor Bom Jesus dos Navegantes”

  1. Vânia nascimento Rolemberg 31 de março de 2016 às 19:38 #

    Festa linda, tanto quanto a de Propriá, em Sergipe.
    Por favor, desejo ter uma imagem do Bom Jesus. Pode indicar onde consigo ??

    • sipealpenedo 3 de abril de 2016 às 17:08 #

      Podemos sim ajudá-la.
      A ajuda da Adm do Sipeal Penedo será via e-mail, então, favor verificar nossa mensagem (sipealpenedo@gmail.com). Aguarde.

  2. Patricia Lima 17 de outubro de 2015 às 10:26 #

    Amei conhecer a história acerca da origem da imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes.

  3. Patricia Lima 17 de outubro de 2015 às 10:18 #

    Hoje, onde podemos adquirir uma réplica da imagem de Bom Jesus dos Navegantes ?

    OBSERVAÇÃO:
    – Resposta já retransmitida, via e-mail – Adm. Sipeal Penedo.

  4. sipealpenedo 5 de dezembro de 2012 às 19:29 #

    Parabéns pela sabedoria de seu grande Herói.
    Adm: SIPEAL-PENEDO.

  5. Daniel Barros Lopes 4 de dezembro de 2012 às 02:26 #

    Cesário Procópio foi um artesão em madeira nesta região na década de 40.ele escupiu a imagem do Bom Jesus dos Navegantes. Como eu sei?
    – Sou tataraneto dele.

PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Promovendo a População Negra do Estado de Alagoas!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: