*- Festa/Senhor Bom Jesus dos Navegantes


Senhor Bom Jesus dos Navegante - Penedo-AL (Brasil)

Senhor Bom Jesus dos Navegantes – (1915) – Penedo-AL (Brasil) – Escultor : Mestre Cesário Procópio dos Mártyres “in memoriam”

FESTA DO SENHOR BOM JESUS DOS NAVEGANTES

E

FESTIVAL DE TRADIÇÕES POPULARES

“Fé, Alegria, Tradição e Paz”

          No Brasil, a celebração ao Senhor dos Navegantes, foi introduzida em 1808 (Província da Bahia) pelos Portugueses Católicos, com a chegada da Família Real ao Brasil.

          Em Alagoas, na bela e histórica Cidade de Penedo, a Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, surgiu em janeiro de 1884 (relatos de historiadores penedenses), com a relização de primeira Procissão, cuja imagem carregada no evento era o CRISTO AGONIZANTE ou CRISTO CRUCIFICADO, pertencente a Ordem Terceira de São Francisco, da Igreja Conventual de Santa Maria dos Anjos, portanto, há mais de um século.

          Até janeiro de 1914, a festa tinha como ponto central a Igreja Conventual de Santa Maria dos dos Anjos. Do citado Templo a Imagem de CRISTO AGONIZANTE, da Ordem Terceira de São Francisco, saía em procissão em direção ao Rio São Francisco “o Velho Chico”. Após a procissão fluvial, a Cidade de Penedo (AL) brilhava com as apresentações das expressões culturais do Baixo São Francisco. Ocorre que naquele ano (1914), ao final da procissão o Superior (Frei) do Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos, por motivos não muito bem esclarecidos, decidiu e informou a população que aquela, seria a última festa em que a imagem de CRISTO AGONIZANTE teria sido utilizada em procissão, representando o Sr. Bom Jesus dos Navegantes..

         Tudo indica que a proibição tenha sido por não se tratar apenas de uma programação para um Culto Religioso, pois durante as festividades o surgimento do profano (Show, danças, mesa de aposta, etc) tenha incomodado os religiosos, isso porque os fiéis e não-fiéis aproveitavam o momento para se divertirem com jogos e danças. Na época, uma condição foi imposta: “Para normalização do evento era necessário que fosse retirada toda ou qualquer expressão profana”. O que não foi aceito !

        Na ocasião houve um desentendimento entre o Frei e o cidadão ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS, conhecido por ANTÔNIO (TONHO) PEIXE-BOI (representante da comunidade), mas nada impediu a continuidade daquela festa. Na primeira oportunidade, ANTÔNIO PEIXE-BOI solicitou ao exímio escultor de “Santos e Anjos”, o Mestre CESÁRIO PROCÓPIO DOS MÁRTYRES (*26/02/1884 a +06/01/1956) que esculpisse uma Imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Então, o Mestre CESÁRIO aceito mais um desafio e, concluiu com êxito a belíssima e gloriosa imagem, a qual foi colocada no interior da Igreja da Santa Cruz do Cortume.

          No dia 11 de janeiro de 1915, a imagem esculpida pelo Mestre CESÁRIO saiu em procissão pela primeira vez e, milagrosamente essa imagem continua arrastando o povo ribeirinho para as procissões. Na região existem outras Imagens do Senhor do Bom Jesus dos Navegantes, mas são todas réplicas da imagem feita pelo Mestre CESÁRIO, em Penedo/AL.

         O ponto alto dos festejos é no segundo domingo de janeiro, porém o evento tem início três dias em que antecedem as comemorações finais, agora com a inserção do Grande Festival de Tradições Populares”. O qual é sempre propalado, uma espécie de difusor da cultura viva, da sensibilidade ao reconhecimento do patrimônio local. Reaparece como um sinal de demarcação do imaginário popular e faz despertar o processo educativo da comunidade. Uma festa genuinamente folclórica, rica de cultura, religião, turismo, esporte, lazer e cidadania.

Procissão Terrestre: Sr. Bom Jesus dos Navegantes - Penedo-AL (Brasil).

Procissão Terrestre: Senhor Bom Jesus dos Navegantes – Rua Joaquim Nabuco – Penedo-AL (Brasil).

          No domingo, após ser retirada da Igreja da Santa Cruz do Cortume, a Imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes é conduzida em Procissão Terrestre por algumas ruas do bairro e em seguida em Procissão Fluvial, percorrendo alguns dos municípios ribeirinhos acompanhada por embarcações (Canoas, Lanchas, Catamarã, Jet Ski, etc). Apesar de ser uma festa católica, desde as suas origens mesclas “Profano” e “Sagradas”. Atualmente conta com a apresentação de Grupos Folclóricos, Corais e Bandas de Pífano, Shows Musicais e Atividades Esportivas, além de uma belíssima “Queima de Fogos”.

Procissão Fluvial: Sr. Bom Jesus dos Navegantes - Penedo-AL (Brasil).

Procissão Fluvial: Sr. Bom Jesus dos Navegantes – 08/01/2012 – Cais do Porto – Penedo-AL (Brasil).

        Penedo, berço da Cultura Alagoana, às margens do Rio São Francisco, impressiona a todos pelo seu rico Patrimônio Histórico-Cultural, traz consigo a mais tradicional expressão da cultura religiosa de Alagoas, representada pela Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes; no momento, a única representação cultural forte que restou do tempo áureo da Cidade de Penedo/AL. É público e notório, que atualmente a falta de pertencimento cultural, seja reflexo da inserção do capitalismo em nossa sociedade, o qual importou novos valores. Então, é certo afirmar que no Baixo São Francisco, Penedo foi a primeira cidade a executar com grande prestígio as comemorações ao “Padroeiro dos Navegantes”.

         Saudades !!! é o que Penedo sente ao lembrar das 8 (oito) edições do grande Festival do Cinema Brasileiro de Penedo (1º Festival: De 9 à 12/01/1975); das grandes apresentações teatrais; dos eventos músicas e poesias recitadas no coreto e nas suas esquinas enladeiradas; da manutenção das suas igrejas, conventos e palacetes do século XVII e XVIII, realizados com muita morosidade, bem como do retorno do apelo religioso e da diminuição do apelo econômico e midiático tão oculto na Festa do nosso glorioso “Bom Jesus dos Navegantes.”

             Parabéns…

Anúncios

6 Respostas to “*- Festa/Senhor Bom Jesus dos Navegantes”

  1. Vânia nascimento Rolemberg 31 de março de 2016 às 19:38 #

    Festa linda, tanto quanto a de Propriá, em Sergipe.
    Por favor, desejo ter uma imagem do Bom Jesus. Pode indicar onde consigo ??

    • sipealpenedo 3 de abril de 2016 às 17:08 #

      Podemos sim ajudá-la.
      A ajuda da Adm do Sipeal Penedo será via e-mail, então, favor verificar nossa mensagem (sipealpenedo@gmail.com). Aguarde.

  2. Patricia Lima 17 de outubro de 2015 às 10:26 #

    Amei conhecer a história acerca da origem da imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes.

  3. Patricia Lima 17 de outubro de 2015 às 10:18 #

    Hoje, onde podemos adquirir uma réplica da imagem de Bom Jesus dos Navegantes ?

    OBSERVAÇÃO:
    – Resposta já retransmitida, via e-mail – Adm. Sipeal Penedo.

  4. sipealpenedo 5 de dezembro de 2012 às 19:29 #

    Parabéns pela sabedoria de seu grande Herói.
    Adm: SIPEAL-PENEDO.

  5. Daniel Barros Lopes 4 de dezembro de 2012 às 02:26 #

    Cesário Procópio foi um artesão em madeira nesta região na década de 40.ele escupiu a imagem do Bom Jesus dos Navegantes. Como eu sei?
    – Sou tataraneto dele.

PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Promovendo a População Negra do Estado de Alagoas!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

OIPOL

Organização Internacional de Policiais

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: