Desacordos sobre Festa de Vaquejada


Deputado Dudú Hollanda - do PSD, com seu cavalo Matuto.

Deputado Estadual Dudu Hollanda, do PSD, com seu cavalo Matuto.

OS DESACORDOS

          As realizações das Festas de Vaquejadas no Brasil passaram a ser questionadas a partir da década de 2010, por ativistas dos direitos dos animais, em virtude dos maus tratos aos animais (bois, novilhos, etc) que muitas vezes têm o rabo arrancado ou sofrem fraturas na queda.

        A Vaquejada já teve aprovação nos Estados de Fortaleza, Paraíba e questionada em outros Estados, como por exemplo, no Ceará pela Procuradoria da República do Ceará (PR-CE).

         No Estado de Alagoas, o Deputado Estadual DUDU HOLLANDA, do PSD (Partido Social Democrata), trava batalhas para aprovar seus Projetos de Leis (PL) sobre Vaquejada. Um deles, o PL nº 388/2012, que tratava da normatização de “Rodeios e Vaquejadas” em todo o Estado Alagoano foi vetado em 19/03/2013, pelo então Governador TEOTÔNIO VILLELA FILHO, do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Já o PL nº 60/2015, de maio de 2015, que pretende tornar a Vaquejada como “Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Alagoas”, a previsão era de que fosse votado na ALE/AL, em julho de 2015, o que não ocorreu.

      Deputado Estadual DUDU HOLLANDA, então do PMN (Partido da Mobilização Nacional) e atualmente do PSD (Partido Socialista Brasileiro), venceu entre 13 à 15/05/2011, no Parque de Vaquejada Senador Paulo Guerra, a 14ª Vaquejada de Carpina/PE (Agreste Pernambucano), categoria Aspirante, com o cavalo “Matuto”, com apoio de NENÉM DE MONCA (Vaqueiro alagoano) montando o cavalo “Furacão”.

     Tanto em Alagoas como em outros Estados Brasileiros, Organizações não Governamentais (ONGs), defensoras dos animais, no entanto, são contra a aprovação desse tipo de Lei por considerarem as ações da Vaquejada, uma “prática cruel”.

         Em Alagoas, paralelamente ao trâmite do Legislativo, “a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, através de CLAUDIA PETUBA (Secretária da pasta,), demonstrou interesse em investir, financeiramente, em práticas esportivas próprias da região, como por exemplo, na Capoeira e Vaquejada (diferente da Capoeira, não é tombada, ou seja, considerada patrimônio). Nota publicada na Agência Alagoas, em 07/05/2015.

         No dia 30/09/2015, por unanimidade, os deputados da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE/AL) aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei 60/2015. A matéria ainda será apreciada e votada em segunda discussão e depois encaminhada ao Governado RENAN FILHO, do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).

         Pelo fato de ser praticante da modalidade, isso incentiva o Deputado Estadual DUDU HOLLANDA, do PSB (Partido Socialista Brasileiro), a manter seu desejo de reconhecer a legalidade da prática da Vaquejada em todo o Estado de Alagoas.

        Alagoas não tem esse reconhecimento da vaquejada como patrimônio histórico. Existem milhares de praticantes, e ela, a cada ano, se propaga, cresce e se desenvolve, movimenta a economia e gera empregos.

PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Uma Organização do Movimento Negro Alagoano!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: