Bonecos Gigantes


Ovo da Madrugada - 2010 - Penedo-AL (Brasil).

Ovo da Madrugada – Penedo-AL (Brasil) – Previa Carnavalesca 2010.

           Folguedo é de origem Européia. São Bonecos (as) Gigantes que possuem em média de 2,00 m a 3,50 m de altura. Vestem-se com tecido colorido de chitão, usam colares e são comuns em eventos religiosos e tradicionais festas da cidade, porém são mais cortejados no período carnavalesco e micaretas, os quais se juntam aos foliões que desfilam nos blocos carnavalescos. O cortejo é formado ainda pelos tocadores e eventuais participantes. Cada Boneco Gigante (a) é conduzido por um homem localizado no seu interior.

         A participação dos Bonecos Gigantes no carnaval é bem antiga e de grande sucesso, principalmente em Recife e Olinda. Em 1919, o folião GUMERCINDO PIRES DE CARVALHO, criou a figura do “Zé Pereira” que animava o carnaval de Belém de São Francisco/PE (Sertão Pernambucano). Em 1929, o próprio GUMERCINDO confeccionou uma boneca gigante para ser a companheira do Boneco “Zé Pereira”, que a chamou de Vitalina.

Bonecos Gigantes - Olinda/PE (Brasil).

Bonecos Gigantes – Olinda/PE (Brasil).

         Outros bonecos foram surgindo ao longo dos anos. Em Olinda, um grupo de associados, descontentes por não terem sido contemplados na chapa oficial da diretoria da troça O Cariri, criou em Fevereiro de 1931, O popular Homem da Meia-Noite (Peso: 50 kg – Altura: 3,50 m) confeccionado por BENEDITO BARBAÇA (marceneiro entalhador) e LUCIANO DE QUEIROZ,(Pintor de parede).  Sua estrutura era em madeira, a cabeça, o busto e as mãos eram modeladas em papel gomado, com acabamento de massa de parede e depois pintadas na cor de pele humana. Os braços eram recheados de palha de colchão e os punhos e as mãos continham certa quantidade de areia para pesar e mantê-los em posição quando das evoluções do gigante folião no passo do frevo.

        Em 1967, surgiu uma companheira para o “Homem da Meia-Noite”. Os foliões RODOLFO MEDEIROS e LUIZ JOSÉ DOS SANTOS criaram a “Mulher do Dia” (risonha boneca, altura: 3,40m – peso: 40 Kg, conhecida como MONALISA), a qual foi modelada pelo Artesão JULIÃO DAS MÁSCARAS.

        Na cidade de Penedo, um dos desafios de um dos grandes carnavalesco Penedense “O Cabo Vá” (in memoriam), foi criar em 1960, a Agremiação Carnavalesca Vassourinhas, ou seja, “O Bloco Vassourinhas”, e conseqüentemente o ícone do referido Bloco.

          Surgiu então, “A Boneca Gigante CHICA BOA”, uma homenagem a uma das funcionárias (Copeira) da Fábrica Penedense de Tecidos. A jovem Senhora CHICA BOA, foi residir na Cidade de São Paulo/SP e para ocupar suas funções naquele setor (copa) da fábrica foi contratada outra mulher chamada “RAQUEL”, a qual também acabou sendo homenageada, pelo Bloco Vassourinha.

Boneca Gigante - Raquel - Penedo-AL (Brasil).

Boneca Gigante – Raquel – Penedo-AL (Brasil).

         A Boneca Gigante “RAQUEL” (elegante, loira, olhos azuis e um sorriso marcante) representa uma linda mulher Penedense. Com todo vigor e disposição, a Boneca RAQUEL enfrenta com naturalidade as ladeiras das estreitas ruas da cidade, com o objetivo de manter a tradição, alegria e porque não “saudades” do seu criador. Seu entusiasmo é em razão do respeito que povo Penedense lhe dedica, prova disso, é que carinhosamente foi acolhida pelos senhores  HERILDO SANTOS LIMA e EVERALDO (herdeiros), atuais administradores do Bloco.

Boneco Gigante - Ovo da Madrugada - Penedo-AL (Brasil).

Boneco Gigante – Ovo da Madrugada – Penedo-AL (Brasil).

   Outra Agremiação Carnavalesca de vem se destacando com muito sucesso em Penedo e incorpora os bonecos gigantes é o tradicional “Ovo da Madrugada”. Foi numa noite do inverno de 2008, que durante um bate-papo numa mesa de bar, quatro amigos (atuais membros da Agremiação) decidiram fundar um Bloco Carnavalesco, são eles ANA ELISABETE REIS GALVÃO (Nutricionista) – Presidenta do Bloco, ALCIDES REGUEIRA LUCENA e o casal ALBA ATAÍDE – vice-presidente do Bloco – e MAURÍCIO RESENDE – diretor de marketing do Bloco. Este último (MAURÍCIO) foi quem sugeriu a inclusão da palavra “Ovo” ao nome do Bloco e todos concordaram com a sugestão.

         Com o apoio de FERNANDO ANDRADE (Reumatologista) EDUARDO REGUEIRA (Biomédico), – ambos ocupavam extra-oficialmente o cargo de “Embaixadores”, contatos foram mantidos com a Diretoria do Pinto da Madrugada (Maceió/AL), visto que a iniciativa era criar um bloco nos moldes do “Galo da Madrugada” (Recife/PE) e do “Pinto da Madrugada”, o que foi aceito.

          Finalmente em 2009, foi fundada a “Agremiação Penedense Carnavalesca Ovo da Madrugada”. Neste mesmo ano, o “Pinto” se tornou “Padrinho” do “Ovo”, cujo batismo se deu na terra natal (Penedo) do recém nascido. Com a benção, fica o comprometimento do “Ovo” em manter as tradições do seu “Padrinho”.

Desfile do Ovo da Madrugada - Ano 2013 - Penedo-AL (Brasil)

Ovo da Madrugada – Ano 2013 – Penedo-AL (Brasil)

          É sob a presidência de ANA ELISABETE – a “Betinha”, que a Agremiação Ovo da Madrugada, a cada Carnaval, consegue arrastar um número assustador de foliões. Uma ideia de sucesso que ganhou proporções inexplicáveis.

           O Cantor EDVÂNIO MORAES (Penedense) foi o escolhido para junto com e a Lira Traipuense, registrar o hino da Agremiação, com letra e música do médico LUIZ PAULO REIS GALVÃO (Gastroenterologista e músico), irmão da “Betinha”.

      O estandarte: “O Boneco do Ovo” e o “Ovomóvel” (Carro alegórico – Capacidade: Cerca de 10 pessoas) – As obras são de TADEU GOMES LYRA, conhecido como ‘TADEU E SEUS BONECOS’.

Ovo da Madrugada - Ano 2010 - Penedo-AL (Brasil) - Prévia

Boneco Gigante do Tadeu – Ovo da Madrugada (2010) – Penedo-AL (Brasil).

          A luta para manter o bom carnaval na cidade de Penedo (AL) continua, pois temos outros grandes idealizadores, como é o caso do Mestre TADEU E SEUS BONECOS (Carnavalesco e Passista Penedense), ele tem dado sua contribuição em prol da cultura e da tradição do nosso Carnaval, na Região do Baixo São Francisco, com participações especiais em outros Estados Brasileiros. É com dedicação e carinho que vem criando (confeccionado) a maioria dos Bonecos Gigantes, existentes em Penedo.

         A Oficina (Atelier) do Artesão fica localizada na Rua Tenente Mariano, nº 80 – Bairro de Santo Antonio (antigo Bairro do Barro Vermelho).

PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Uma Organização do Movimento Negro Alagoano!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: