*- Bonecos Gigantes


Ovo da Madrugada - 2010 - Penedo-AL (Brasil).

Ovo da Madrugada – Penedo-AL (Brasil) – Previa Carnavalesca 2010.

           Folguedo é de origem Européia. São Bonecos (as) Gigantes que possuem em média de 2,00 m a 3,50 m de altura. Vestem-se com tecido colorido de chitão, usam colares e são comuns em eventos religiosos e tradicionais festas da cidade, porém são mais cortejados no período carnavalesco e micaretas, os quais se juntam aos foliões que desfilam nos blocos carnavalescos. O cortejo é formado ainda pelos tocadores e eventuais participantes. Cada Boneco Gigante (a) é conduzido por um homem localizado no seu interior.

         A participação dos Bonecos Gigantes no carnaval é bem antiga e de grande sucesso, principalmente em Recife e Olinda. Em 1919, o folião GUMERCINDO PIRES DE CARVALHO, criou a figura do “Zé Pereira” que animava o carnaval de Belém de São Francisco/PE (Sertão Pernambucano). Em 1929, o próprio GUMERCINDO confeccionou uma boneca gigante para ser a companheira do Boneco “Zé Pereira”, que a chamou de Vitalina.

Bonecos Gigantes - Olinda/PE (Brasil).

Bonecos Gigantes – Olinda/PE (Brasil).

         Outros bonecos foram surgindo ao longo dos anos. Em Olinda, um grupo de associados, descontentes por não terem sido contemplados na chapa oficial da diretoria da troça O Cariri, criou em Fevereiro de 1931, O popular Homem da Meia-Noite (Peso: 50 kg – Altura: 3,50 m) confeccionado por BENEDITO BARBAÇA (marceneiro entalhador) e LUCIANO DE QUEIROZ,(Pintor de parede).  Sua estrutura era em madeira, a cabeça, o busto e as mãos eram modeladas em papel gomado, com acabamento de massa de parede e depois pintadas na cor de pele humana. Os braços eram recheados de palha de colchão e os punhos e as mãos continham certa quantidade de areia para pesar e mantê-los em posição quando das evoluções do gigante folião no passo do frevo.

        Em 1967, surgiu uma companheira para o “Homem da Meia-Noite”. Os foliões RODOLFO MEDEIROS e LUIZ JOSÉ DOS SANTOS criaram a “Mulher do Dia” (risonha boneca, altura: 3,40m – peso: 40 Kg, conhecida como MONALISA), a qual foi modelada pelo Artesão JULIÃO DAS MÁSCARAS.

        Na cidade de Penedo, um dos desafios de um dos grandes carnavalesco Penedense “O Cabo Vá” (in memoriam), foi criar em 1960, a Agremiação Carnavalesca Vassourinhas, ou seja, “O Bloco Vassourinhas”, e conseqüentemente o ícone do referido Bloco.

          Surgiu então, “A Boneca Gigante CHICA BOA”, uma homenagem a uma das funcionárias (Copeira) da Fábrica Penedense de Tecidos. A jovem Senhora CHICA BOA, foi residir na Cidade de São Paulo/SP e para ocupar suas funções naquele setor (copa) da fábrica foi contratada outra mulher chamada “RAQUEL”, a qual também acabou sendo homenageada, pelo Bloco Vassourinha.

Boneca Gigante - Raquel - Penedo-AL (Brasil).

Boneca Gigante – Raquel – Penedo-AL (Brasil).

         A Boneca Gigante “RAQUEL” (elegante, loira, olhos azuis e um sorriso marcante) representa uma linda mulher Penedense. Com todo vigor e disposição, a Boneca RAQUEL enfrenta com naturalidade as ladeiras das estreitas ruas da cidade, com o objetivo de manter a tradição, alegria e porque não “saudades” do seu criador. Seu entusiasmo é em razão do respeito que povo Penedense lhe dedica, prova disso, é que carinhosamente foi acolhida pelos senhores  HERILDO SANTOS LIMA e EVERALDO (herdeiros), atuais administradores do Bloco.

Boneco Gigante - Ovo da Madrugada - Penedo-AL (Brasil).

Boneco Gigante – Ovo da Madrugada – Penedo-AL (Brasil).

   Outra Agremiação Carnavalesca de vem se destacando com muito sucesso em Penedo e incorpora os bonecos gigantes é o tradicional “Ovo da Madrugada”. Foi numa noite do inverno de 2008, que durante um bate-papo numa mesa de bar, quatro amigos (atuais membros da Agremiação) decidiram fundar um Bloco Carnavalesco, são eles ANA ELISABETE REIS GALVÃO (Nutricionista) – Presidenta do Bloco, ALCIDES REGUEIRA LUCENA e o casal ALBA ATAÍDE – vice-presidente do Bloco – e MAURÍCIO RESENDE – diretor de marketing do Bloco. Este último (MAURÍCIO) foi quem sugeriu a inclusão da palavra “Ovo” ao nome do Bloco e todos concordaram com a sugestão.

         Com o apoio de FERNANDO ANDRADE (Reumatologista) EDUARDO REGUEIRA (Biomédico), – ambos ocupavam extra-oficialmente o cargo de “Embaixadores”, contatos foram mantidos com a Diretoria do Pinto da Madrugada (Maceió/AL), visto que a iniciativa era criar um bloco nos moldes do “Galo da Madrugada” (Recife/PE) e do “Pinto da Madrugada”, o que foi aceito.

          Finalmente em 2009, foi fundada a “Agremiação Penedense Carnavalesca Ovo da Madrugada”. Neste mesmo ano, o “Pinto” se tornou “Padrinho” do “Ovo”, cujo batismo se deu na terra natal (Penedo) do recém nascido. Com a benção, fica o comprometimento do “Ovo” em manter as tradições do seu “Padrinho”.

Desfile do Ovo da Madrugada - Ano 2013 - Penedo-AL (Brasil)

Ovo da Madrugada – Ano 2013 – Penedo-AL (Brasil)

          É sob a presidência de ANA ELISABETE – a “Betinha”, que a Agremiação Ovo da Madrugada, a cada Carnaval, consegue arrastar um número assustador de foliões. Uma ideia de sucesso que ganhou proporções inexplicáveis.

           O Cantor EDVÂNIO MORAES (Penedense) foi o escolhido para junto com e a Lira Traipuense, registrar o hino da Agremiação, com letra e música do médico LUIZ PAULO REIS GALVÃO (Gastroenterologista e músico), irmão da “Betinha”.

      O estandarte: “O Boneco do Ovo” e o “Ovomóvel” (Carro alegórico – Capacidade: Cerca de 10 pessoas) – As obras são de TADEU GOMES LYRA, conhecido como ‘TADEU E SEUS BONECOS’.

Ovo da Madrugada - Ano 2010 - Penedo-AL (Brasil) - Prévia

Boneco Gigante do Tadeu – Ovo da Madrugada (2010) – Penedo-AL (Brasil).

          A luta para manter o bom carnaval na cidade de Penedo (AL) continua, pois temos outros grandes idealizadores, como é o caso do Mestre TADEU E SEUS BONECOS (Carnavalesco e Passista Penedense), ele tem dado sua contribuição em prol da cultura e da tradição do nosso Carnaval, na Região do Baixo São Francisco, com participações especiais em outros Estados Brasileiros. É com dedicação e carinho que vem criando (confeccionado) a maioria dos Bonecos Gigantes, existentes em Penedo.

         A Oficina (Atelier) do Artesão fica localizada na Rua Tenente Mariano, nº 80 – Bairro de Santo Antonio (antigo Bairro do Barro Vermelho).

Anúncios

PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Promovendo a População Negra do Estado de Alagoas!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

OIPOL

Organização Internacional de Policiais

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: