4. JOSÉ da Silva PEIXOTO


Cidade de Penedo (AL) - Monumento ao Com José da S. Peixoto - Pça Jácome Calheiros

– Monumento ao Com. José da S. Peixoto – Pça Jácome Calheiros – Ano 1963 – Penedo/AL (Brasil).

O EMPREENDEDOR JOSÉ DA SILVA PEIXOTO

         O nobre Comendador JOSÉ DA SILVA PEIXOTO, vulgo Tio ZECA, nasceu em 01 de Fevereiro de 1899, na Cidade de Penedo/AL, filho do Comendador MANOEL DA SILVA PEIXOTO (1847 – 1910) e ANA DA SILVA PEIXOTO. Quando adolescente, na ocasião da mudança de seus pais, ZECA, foi para o Estado da Bahia, onde por iniciativa própria, optou em Cursar Engenharia.

        Anos depois, após uma festa realizada no Chalé Peixoto (denominação dada a casa de seus pais em Salvador/BA), ZECA conheceu a jovem LEONOR GONÇALVES PEIXOTO (prima em segundo grau), tendo decidido abandonar a carreira de Engenheiro para se casar (05/01/1920), bem como trabalhar e residir em Penedo/AL. Da citada união nasceram os filhos ROBERTO DA SILVA PEIXOTO e HUMBERTO DA SILVA PEIXOTO.

       Na época em que retornou da Bahia, trabalhou, primeiramente, em Peixoto & Cia, anos depois foi exercer funções importantes na Fabrica de Tecidos Peixoto Gonçalves, uma indústria Têxtil fundada por seu pai MANOEL, seu irmão mais velho JOAQUIM PEIXOTO e o sogro MANOEL GONÇALVES, permanecendo na direção da mesma até a data de seu falecimento. Suas ações foram favoráveis, demostrando uma enorme capacidade e experiência em gerenciar os negócios, não só para o sucesso da empresa em que trabalhava, mas também contribuindo com a Fábrica de Tecidos Penedense (Penedo-AL) e a Fábrica Alexandria (Maceió-AL), ambas de propriedade de seus familiares.

1ª Sede do Penedo Tênis Clube - Penedo-AL

1ª Sede do Penedo Tênis Clube – Ano 1928 – Pça Jácome Calheiros, 47 – Penedo-AL

        Envolvido em ações para o bem-estar de Penedo, ao tomar conhecimento de sérias divergências entre associados do Sport Club Penedense (Fundado em 03/01/1909), ZECA, promoveu em 28 de setembro de 1928, uma reunião na Praça Jácome Calheiros, nº 47 – Penedo/AL, da qual participaram ANTÔNIO GONÇALVES DE OLIVEIRA, LUIZ LUNA, OTÁVIO GUEDES DE MELO, JOSINO FREIRE MENEZES, JOSÉ CRAVO SILVA, ARTUR SANTOS, CARLOS MARTINS e ANQUISES FERREIRA. Ao final  todos decidiram fundar uma associação recreativa e esportiva. Por sua vez, JOSÉ DA SILVA PEIXOTO doou no ato, sua quadra particular de Tênis.

      Em 30 de setembro de 1928, numa Assembleia Geral sob a presidência de CARLOS MARTINS foi eleita a 1ª Diretoria do Penedo Tênis Clube (PTC), tendo como Presidente de Honra o Comendador JOSÉ DA SILVA PEIXOTO, porém a fundação do referido Clube se deu em 21 de outubro de 1928.

Hotel S. Francisco - Penedo-AL

Hotel S. Francisco – Av. Floriano Peixoto 237 – Inaugurado Cinema (1959) e todo Edifício (1962) – Penedo-AL

      No ano de  1956, com apoio de seus familiares e do também fundador Dr. MÁRIO GONÇALVES, ZECA pôs em prática mais uma de suas ilustres ideias, iniciou a construção (terreno doado pela Prefeitura, administrada por Dr. ALCIDES ANDRADE) do Hotel São Francisco, sob a responsabilidade do Engenheiro AMÉRICO CAMPELO (Pernambucano) e supervisão de ROBERTO DA SILVA PEIXOTO (Engenheiro). O Cinema São Francisco foi inaugurado em 31/01/1959 e, a conclusão e inauguração geral do Edifício (hotel, lanchonete, Boutique, barbearia, lavanderia, etc) se deu em 31/01/1962. Foi sem dúvida uma grande iniciativa, ou melhor, mais uma demonstração do amor a sua terra natal. Na época, a inigualável obra, diante das que existiam na Capital Alagoana (Maceió), sem sombra de dúvida não havia um Hotel do mesmo porte.

       A louvável iniciativa do Comendador JOSÉ DA SILVA PEIXOTO, concedeu a Cidade de Penedo a chance de poder abrigar grandes shows musicais como o do Rei ROBERTO CARLOS BRAGA, além de eventos culturais, como os Festivais de Artes de Penedo (Festival de Cinema Brasileiro de Penedo), dentre muitos outros espetáculos, que contou com a presença de pessoas ilustres, como: CACÁ DIEGUES, LIMA DUARTE, MILTON GONÇALVES, GLÓRIA MENEZES, TARCÍSIO MEIRA, EVA VILMA, FERNANDA MONTENEGRO, ARIANO SUASSUNA, REGINA DUARTE, VERA FISCHER, etc. No então, maior e melhor cinema do Nordeste Brasileiro, o Cine São Francisco, exibições de filmes, como Bye Bye Brasil, eram lançados em “avan premiere”.

       Na época, todas as grandes obras realizadas nos Estados de Alagoas e Sergipe, sempre foram por iniciativas do Comendador JOSÉ DA SILVA PEIXOTO, um homem que, apesar de ter sido convidado, por ambos estados, a seguir carreira política, ele nunca aceito. Pra se ter uma ideia, juntamente com seu filho ROBERTO PEIXOTO, foram eles os principais responsáveis, pela fundação da Companhia de Energia de Luz e Força, consequentemente pelo recebimento de energia elétrica, ininterrupta, gerada pela Hidroelétrica de Paulo Afonso (BA) para Penedo (AL). Uma ação que fez de Penedo a primeira cidade do interior de Alagoas a ter energia elétrica gerada diretamente de Paulo Afonso/BA.

       O Comendador JOSÉ DA SILVA PEIXOTO, era visto como um comerciante e administrador hábil, além de grande empreendedor. Graças ao seu enorme desempenho, teve sucesso quando das realizações de seus feitos, principalmente no incentivo ao desenvolvimento econômico, social e cultural de Penedo, sendo sempre homenageado pela população e líderes da municipalidade.

     No dia 30 de janeiro de 1977, aos 78 anos de idade, após inúmeras façanhas em proveito à Cidade de Penedo, o Comendador veio a falecer, deixando saudades e o registro de luta, honestidade e generosidade. Ficou ainda, a lembrança do homem com uma peculiaridade dele própria, ser brincalhão.

HOMENAGENS:

       Com a publicação do Decreto nº 2.927, datado de 05 de novembro de 1976, um dos estabelecimentos de ensino da cidade de Penedo/AL, recebeu a denominação de Colégio Estadual Comendador Peixoto, em justa homenagem à pessoa ilustre, grande empresário da Capital do Baixo São Francisco, tendo o reconhecimento do Ministério da Educação e da Cultura, através do Decreto nº 37.035, de 28 de outubro de 1996.

   Atualmente o Estabelecimento de Ensino denomina-se “Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto”, sendo referencial de progresso e desenvolvimento intelectual do Baixo São Francisco.

    Quem chega ou sai de Penedo, por via marítima, logo depara com a “Avenida Comendador Peixoto”, localizada na região do Cais do Porto, um dos principais logradouros da referida cidade.

Inauguração Gruta N. Srª. de Fátima - Penedo/AL

José da Silva Peixoto (trajando terno Branco) – Inauguração Gruta N. Srª. de Fátima – Ano 1965.

     Reconhecendo suas ações empreendedoras, o então Prefeito Dr. RAIMUNDO MARINHO (eleito/período: 1961 à 1966, 1970 à 1973 e 1977 à 1983), teve o prazer de instituir-lhe a “Medalha de Honra ao Mérito Comendador José da Silva Peixoto” (Lei Nº 759 de 06 de outubro de 1978), como comenda em sua homenagem. Não há como negar a consideração e o respeito que um tinha para com a pessoa do outro; era realmente notável o elo de ligação entre eles, tanto que, o Comendador, a convite de Dr. RAIMUNDO MARINHO, se fez presente a várias inaugurações de obras públicas da cidade de Penedo/AL.

        Na Praça Jácome Calheiros, nos arredores do Colégio Imaculada Conceição, os Penedenses ainda mantem um monumento alusivo ao digníssimo Comendador JOSÉ DA SILVA PEIXOTO, o qual foi inaugurado em 1963, também pelo Prefeito Dr. RAIMUNDO MARINHO.

       Além disso, quem chega e sai de Penedo, por via marítima, logo depara com a “Avenida Comendador Peixoto”, Região do Cais do Porto, um dos principais logradouros da referida cidade.

Agência do BNB - Av. Floriano Peixoto, 260 - Penedo-AL

Edifício José da Silva Peixoto – Av. Floriano Peixoto, 260 – Centro/Penedo-AL

       Outra justa homenagem ao Comendador JOSÉ DA SILVA PEIXOTO, está registrada no prédio, onde funciona a Agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), localizado na Avenida Floriano Peixoto – 260 – Centro Histórico – Penedo/AL, o qual foi denominado “Edifício José da Silva Peixoto”.

PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Uma Organização do Movimento Negro Alagoano!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: