4. JOSÉ da Silva PEIXOTO


Cidade de Penedo (AL) - Monumento ao Com José da S. Peixoto - Pça Jácome Calheiros

– Monumento ao Com. José da S. Peixoto – Pça Jácome Calheiros – Ano 1963 – Penedo/AL (Brasil).

O EMPREENDEDOR JOSÉ DA SILVA PEIXOTO

         O nobre Comendador JOSÉ DA SILVA PEIXOTO, vulgo Tio ZECA, nasceu em 01 de Fevereiro de 1899, na Cidade de Penedo/AL, filho do Comendador MANOEL DA SILVA PEIXOTO (1847 – 1910) e ANA DA SILVA PEIXOTO. Quando adolescente, na ocasião da mudança de seus pais, ZECA, foi para o Estado da Bahia, onde por iniciativa própria, optou em Cursar Engenharia.

        Anos depois, após uma festa realizada no Chalé Peixoto (denominação dada a casa de seus pais em Salvador/BA), ZECA conheceu a jovem LEONOR GONÇALVES PEIXOTO (prima em segundo grau), tendo decidido abandonar a carreira de Engenheiro para se casar (05/01/1920), bem como trabalhar e residir em Penedo/AL. Da citada união nasceram os filhos ROBERTO DA SILVA PEIXOTO e HUMBERTO DA SILVA PEIXOTO.

       Na época em que retornou da Bahia, trabalhou, primeiramente, em Peixoto & Cia, anos depois foi exercer funções importantes na Fabrica de Tecidos Peixoto Gonçalves, uma indústria Têxtil fundada por seu pai MANOEL, seu irmão mais velho JOAQUIM PEIXOTO e o sogro MANOEL GONÇALVES, permanecendo na direção da mesma até a data de seu falecimento. Suas ações foram favoráveis, demostrando uma enorme capacidade e experiência em gerenciar os negócios, não só para o sucesso da empresa em que trabalhava, mas também contribuindo com a Fábrica de Tecidos Penedense (Penedo-AL) e a Fábrica Alexandria (Maceió-AL), ambas de propriedade de seus familiares.

1ª Sede do Penedo Tênis Clube - Penedo-AL

1ª Sede do Penedo Tênis Clube – Ano 1928 – Pça Jácome Calheiros, 47 – Penedo-AL

        Envolvido em ações para o bem-estar de Penedo, ao tomar conhecimento de sérias divergências entre associados do Sport Club Penedense (Fundado em 03/01/1909), ZECA, promoveu em 28 de setembro de 1928, uma reunião na Praça Jácome Calheiros, nº 47 – Penedo/AL, da qual participaram ANTÔNIO GONÇALVES DE OLIVEIRA, LUIZ LUNA, OTÁVIO GUEDES DE MELO, JOSINO FREIRE MENEZES, JOSÉ CRAVO SILVA, ARTUR SANTOS, CARLOS MARTINS e ANQUISES FERREIRA. Ao final  todos decidiram fundar uma associação recreativa e esportiva. Por sua vez, JOSÉ DA SILVA PEIXOTO doou no ato, sua quadra particular de Tênis.

      Em 30 de setembro de 1928, numa Assembleia Geral sob a presidência de CARLOS MARTINS foi eleita a 1ª Diretoria do Penedo Tênis Clube (PTC), tendo como Presidente de Honra o Comendador JOSÉ DA SILVA PEIXOTO, porém a fundação do referido Clube se deu em 21 de outubro de 1928.

Hotel S. Francisco - Penedo-AL

Hotel S. Francisco – Av. Floriano Peixoto 237 – Inaugurado Cinema (1959) e todo Edifício (1962) – Penedo-AL

      No ano de  1956, com apoio de seus familiares e do também fundador Dr. MÁRIO GONÇALVES, ZECA pôs em prática mais uma de suas ilustres ideias, iniciou a construção (terreno doado pela Prefeitura, administrada por Dr. ALCIDES ANDRADE) do Hotel São Francisco, sob a responsabilidade do Engenheiro AMÉRICO CAMPELO (Pernambucano) e supervisão de ROBERTO DA SILVA PEIXOTO (Engenheiro). O Cinema São Francisco foi inaugurado em 31/01/1959 e, a conclusão e inauguração geral do Edifício (hotel, lanchonete, Boutique, barbearia, lavanderia, etc) se deu em 31/01/1962. Foi sem dúvida uma grande iniciativa, ou melhor, mais uma demonstração do amor a sua terra natal. Na época, a inigualável obra, diante das que existiam na Capital Alagoana (Maceió), sem sombra de dúvida não havia um Hotel do mesmo porte.

       A louvável iniciativa do Comendador JOSÉ DA SILVA PEIXOTO, concedeu a Cidade de Penedo a chance de poder abrigar grandes shows musicais como o do Rei ROBERTO CARLOS BRAGA, além de eventos culturais, como os Festivais de Artes de Penedo (Festival de Cinema Brasileiro de Penedo), dentre muitos outros espetáculos, que contou com a presença de pessoas ilustres, como: CACÁ DIEGUES, LIMA DUARTE, MILTON GONÇALVES, GLÓRIA MENEZES, TARCÍSIO MEIRA, EVA VILMA, FERNANDA MONTENEGRO, ARIANO SUASSUNA, REGINA DUARTE, VERA FISCHER, etc. No então, maior e melhor cinema do Nordeste Brasileiro, o Cine São Francisco, exibições de filmes, como Bye Bye Brasil, eram lançados em “avan premiere”.

       Na época, todas as grandes obras realizadas nos Estados de Alagoas e Sergipe, sempre foram por iniciativas do Comendador JOSÉ DA SILVA PEIXOTO, um homem que, apesar de ter sido convidado, por ambos estados, a seguir carreira política, ele nunca aceito. Pra se ter uma ideia, juntamente com seu filho ROBERTO PEIXOTO, foram eles os principais responsáveis, pela fundação da Companhia de Energia de Luz e Força, consequentemente pelo recebimento de energia elétrica, ininterrupta, gerada pela Hidroelétrica de Paulo Afonso (BA) para Penedo (AL). Uma ação que fez de Penedo a primeira cidade do interior de Alagoas a ter energia elétrica gerada diretamente de Paulo Afonso/BA.

       O Comendador JOSÉ DA SILVA PEIXOTO, era visto como um comerciante e administrador hábil, além de grande empreendedor. Graças ao seu enorme desempenho, teve sucesso quando das realizações de seus feitos, principalmente no incentivo ao desenvolvimento econômico, social e cultural de Penedo, sendo sempre homenageado pela população e líderes da municipalidade.

     No dia 30 de janeiro de 1977, aos 78 anos de idade, após inúmeras façanhas em proveito à Cidade de Penedo, o Comendador veio a falecer, deixando saudades e o registro de luta, honestidade e generosidade. Ficou ainda, a lembrança do homem com uma peculiaridade dele própria, ser brincalhão.

HOMENAGENS:

       Com a publicação do Decreto nº 2.927, datado de 05 de novembro de 1976, um dos estabelecimentos de ensino da cidade de Penedo/AL, recebeu a denominação de Colégio Estadual Comendador Peixoto, em justa homenagem à pessoa ilustre, grande empresário da Capital do Baixo São Francisco, tendo o reconhecimento do Ministério da Educação e da Cultura, através do Decreto nº 37.035, de 28 de outubro de 1996.

   Atualmente o Estabelecimento de Ensino denomina-se “Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto”, sendo referencial de progresso e desenvolvimento intelectual do Baixo São Francisco.

    Quem chega ou sai de Penedo, por via marítima, logo depara com a “Avenida Comendador Peixoto”, localizada na região do Cais do Porto, um dos principais logradouros da referida cidade.

Inauguração Gruta N. Srª. de Fátima - Penedo/AL

José da Silva Peixoto (trajando terno Branco) – Inauguração Gruta N. Srª. de Fátima – Ano 1965.

     Reconhecendo suas ações empreendedoras, o então Prefeito Dr. RAIMUNDO MARINHO (eleito/período: 1961 à 1966, 1970 à 1973 e 1977 à 1983), teve o prazer de instituir-lhe a “Medalha de Honra ao Mérito Comendador José da Silva Peixoto” (Lei Nº 759 de 06 de outubro de 1978), como comenda em sua homenagem. Não há como negar a consideração e o respeito que um tinha para com a pessoa do outro; era realmente notável o elo de ligação entre eles, tanto que, o Comendador, a convite de Dr. RAIMUNDO MARINHO, se fez presente a várias inaugurações de obras públicas da cidade de Penedo/AL.

        Na Praça Jácome Calheiros, nos arredores do Colégio Imaculada Conceição, os Penedenses ainda mantem um monumento alusivo ao digníssimo Comendador JOSÉ DA SILVA PEIXOTO, o qual foi inaugurado em 1963, também pelo Prefeito Dr. RAIMUNDO MARINHO.

       Além disso, quem chega e sai de Penedo, por via marítima, logo depara com a “Avenida Comendador Peixoto”, Região do Cais do Porto, um dos principais logradouros da referida cidade.

Agência do BNB - Av. Floriano Peixoto, 260 - Penedo-AL

Edifício José da Silva Peixoto – Av. Floriano Peixoto, 260 – Centro/Penedo-AL

       Outra justa homenagem ao Comendador JOSÉ DA SILVA PEIXOTO, está registrada no prédio, onde funciona a Agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), localizado na Avenida Floriano Peixoto – 260 – Centro Histórico – Penedo/AL, o qual foi denominado “Edifício José da Silva Peixoto”.

Anúncios

PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Promovendo a População Negra do Estado de Alagoas!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

OIPOL

Organização Internacional de Policiais

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: