Log./Praça Marechal Deodoro da Fonseca


Pça Marechal Deodoro da Fonseca - Penedo/AL (Brasil)

Praça Marechal Deodoro da Fonseca – Penedo/AL (Brasil)

             É aqui na Praça Marechal Deodoro da Fonseca (antigo Largo do Rosário) que se encontra um dos maiores testemunhos da fé, esforço, gloria e tradição dos negros (as) para sobreviverem na Região Penedense. Trata-se da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, fundada no século XVII (construção iniciada em 1634) pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, entidade formada por integrantes negros libertos, cujo principal orago era e ainda continua sendo a “Virgem do Rosário”, a qual se distingue da outra “Virgem”, orago do Templo (Matriz) da Praça Barão de Penedo.

          Na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, muito provavelmente devem ter existido outras devoções, entre elas a de Nossa Senhora da Boa Morte, cuja grande festa do ano de 1875, foi divulgada em uma das edições (Ano V, Nº 33, p.1) do “O Jornal de Penedo”, datado de 27/08/1875.

          Neste logradouro, além da citada Igreja, existe o casario da Sociedade Monte Pio dos Artistas de Penedo (fundada em 08 de setembro de 1883), uma entidade de cunho social e sem fins lucrativos, a qual teve sua sede própria construída em 1895, um espaço com o objetivo de integrar a arte e a música em Penedo/AL, bem com da Região do Baixo São Francisco. Há que se destacar, o fato ocorrido em agosto de 1889, em Assembleia Especial, a Diretoria da Sociedade Monte Pio dos Artistas de Penedo, recebeu sua Alteza, o Príncipe “LUIS FILIPE MARIA FERNANDO GASTÃO DE ORLÉANS”, o Conde D’ Eu, o qual recebeu o título de “Sócio Protetor” da referida entidade.

          Mais adiante, localiza-se o prédio do Tiro de Guerra (TG) 07/008, criado em 12 de agosto de 1910, como TG 124, posteriormente TG 181, pelo então General MARQUES PORTO; entre estes imóveis surgiram o pequeno sobrado do inesquecível Cine Penedo e um dos imóveis (adquirido em 1995) da Fundação Casa do Penedo (fundada em 1992), o qual serve de base de apoio para os arquivos da referida fundação.

.


.

ACESSO A LOCALIDADE:

– Estando na Praça 12 de Abril: Siga pela Rua Dámaso do Monte, Praça Barão de Penedo e Rua Fernandes de Barros (até o final).

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Uma Organização do Movimento Negro Alagoano!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: