*- Associação Comercial de Penedo


ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE PENEDO

 

          Foi no Setor de Comércio que a Cidade de Penedo/AL teve seu maior estímulo ao grande desenvolvimento. Naturalmente os comerciantes da terra, tiveram que demonstrar e ao mesmo tempo ser um grupo forte, tanto nas decisões econômicas e sociais, quanto politicamente falando, com a capacidade de conduzir, desde o início, as grandes questões conectadas aos interesses do município.

          Portando, em 1883, foi formado o Instituto Comercial Penedense, que apesar de ter sido de curta duração, serviu de entusiasmo para a criação da Associação Comercial de Penedo (ACP), fundada no final do século XIX (1899). Uma Associação que foi idealizada com o objetivo que bem demonstrar o seu alto e digno trabalho pelas nobres causas Penedenses.

          Em 1930, o Governo Municipal (então Prefeito JÚLIO DA SILVA COSTA – Partido Democrata), através da publicação do Decreto nº 1835, de 06 de agosto de 1930, favoreceu a Associação com isenção de impostos, e assim, foi viabilizada a aquisição do terreno, além disso, JÚLIO concedeu outros favores especiais para a construção do referido empreendimento. Fato esse concretizado em 1935, quando o dinâmico Sr. AGEMIRO CAVALCANTE (Administrador de Obras), era o presidente da ACP. Finalmente, a magnífica Sede própria foi edificada.

          O monumental prédio da Associação Comercial de Penedo (ACP) é um excelente exemplar da arquitetura da primeira metade do século XX, Em estilo Art Déco (expressão de origem Francesa, originada da abreviação de Arts Décoratifs, ou seja, Arte decorativa), possui uma alta torre em quatro faces, com o relógio que passou a ditar a hora da cidade de Penedo, com suas altas badaladas, ressoando em todo o comércio e em grande área do município. Sem dúvida, um símbolo de poder, expressando a força da classe na sociedade Penedense de todos os tempos.

         O prédio seguir essa arquitetura faz todo o sentido, visto que na Europa o Art Déco estava no seu auge. Esse tipo de arquitetura traz quase sempre uma lógica de construção (base, corpo, e um elemento de destaque), e existe a ausência de muitos detalhes supérfluos. E os detalhes que existem são entalhes que buscam a geometrização dos planos.

          Um tipo de movimento (surgido pouco depois da Iª Guerra Mundial, indo até a década de 30) muito interessante, pois, queria se desvincular do ecletismo, neoclassicismo e modernismo que estavam em voga naquela época. Tratava de um movimento exclusivo de grandes centros urbanos (Nova York, Paris, Londres, Detroit e Miami, principais cidades que receberam o Art Déco), mesmo assim, Penedo (AL), a nossa joia do Baixo São Francisco estava lá, firme e forte, recebendo influências que “pertenciam” à grandes urbes.

Associação Comercial de Penedo - Av. Mal. Floriano Peixoto, 203 - Penedo/AL (Brasil).

Vista da Torre da Associação Comercial de Penedo (Const. 1935) – Av. Mal. Floriano Peixoto, 203 – Penedo/AL (Brasil).

          No local em que a ACP foi erguida, residia o Sr. LARANJEIRAS, que teve sua casa demolida para a construção da bela edificação, cuja planta, sido elaborada pelo Penedense AURÉLIO PHIDIAS. Uma construção administrada pelo Sr. ADEMÁRIO BELO, onde a execução do serviço de estuque e revestimento, contado com o apoio do competente construtor (Pedreiro) Sr. ZECA AMARELO.

        A citada associação, teve uma presença atuante na vida da municipalidade Penedense, sempre se envolvendo em questões polêmicas e/ou fatos reais, o que serviu para mostrar que a Associação (ACP) sempre foi uma força viva a favor da comunidade.

          Há alguns anos, um espaço foi cedido ao SEBRAE/AL (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas/Alagoas) para executar o Projeto Empreender, em parceria com Federação das Associações Comercias do Estado de Alagoas, unido aos comerciantes de Penedo, com a finalidade de aumentar a atuação da classe como segmento primordial da sociedade local.

 

LOCALIZAÇÃO:

– Avenida Marechal Floriano Peixoto, 203 – Centro Histórico – Penedo-AL (Brasil).


Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma resposta to “*- Associação Comercial de Penedo”

  1. Futuro Arquiteto 8 de dezembro de 2018 às 12:32 #

    Muito bom o artigo.

    Realmente a edifício da Associação Comercial de Penedo, trata-se de um exemplar da arquitetura do Art Déco. Um tipo de movimento é muito interessante. Nossa Penedo (AL) tem exemplares Barroco, Rococó, Colonial (óbvio), Modernismo e também Art Déco.

PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Promovendo a População Negra do Estado de Alagoas!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

OIPOL

Organização Internacional de Policiais

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: