Hospital de Caridade N. Srª da Conceição/Stª Casa de Misericórdia


Hospital de Caridade de N. Srª da Conceição - Stª Casa de Misericórdia de Penedo (Brasil).

Hospital de Caridade de N. Srª da Conceição – Stª Casa de Misericórdia de Penedo – Erecta: 1767 e Fundada (oficialmente): 03/02/1770 – Penedo/AL (Brasil)

HOSPITAL DE CARIDADE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

(Santa Casa de Misericórdia de Penedo)

          A criação de uma das mais caridosas Redes Hospitalares teve início em Portugal.

          A ação se deu após a viuvez de Dona LEONOR DE LENCASTRE ou LEONOR DE VISEU, Rainha de Portugal pelo casamento (22/01/1470) com seu primo, “O Príncipe Perfeito”, Dom JOÃO II (Rei de Portugal e Algarves, entre 29/08/1481 – 25/10/1495), a qual passou a patrocinar obras religiosas de cunho assistencial aos pobres. Assim, encorajou, promoveu e custeou o Projeto de Estabelecimento de Misericórdias de Frei MIGUEL CONTREIRAS, comandado por irmandades em todo Reino de Portugal. Uma notável iniciativa pioneira em toda a Europa.

          No dia 15 de agosto de 1498, Dona LEONOR DE LENCASTRE fundou a Irmandade da Misericórdia (Fundação Filantrópica), a qual passou a administrar o Hospital de Nossa Senhora do Amparo. Cabendo salientar que foi MANUEL I (irmão de Dona LEONOR), “O Venturoso” ou “O Afortunado”, que sucedeu ao reinado (Rei de 1495 até a morte 1521) do casal.

         A partir do século XVI, a Rede de Misericórdias Portuguesa chegou ao Brasil, sempre ativa no papel social e bondoso que Dona LEONOR a destinou, sendo a primeira Santa Casa de Misericórdia fundada em 1543, na cidade de Santos/SP.

         A história da Saúde no Brasil tem a marca da presença das Santas Casas de Misericórdias, devido ao grande número de doentes sem recursos, as quais, além do atendimento hospitalar, oferecendo ações assistenciais e filantrópicas, com suporte aos marginalizados e apoiando a população (abandonada, doente e fatal). Fato que influenciou a criação de outras entidades com a mesma missão.

          A virtude Cristã de LEONOR DE LENCASTRE era tão ativa que em 1562, a Irmandade da Misericórdia passou também a apoiar o Rei Dom MANUEL I na fundação e assistência do Hospital Real de Todos os Santos – Lisboa – Portugal. (construído entre 1492 – 1504 e destruído no Terramoto em 1755), o melhor Hospital da Europa no seu tempo.

         Na Vila do Penedo do Rio São Francisco, desembarcou de um dos vapores vindos da Europa, o cidadão JOÃO PEREIRA ALVARES (natural da Freguesia de S. Salvador de Ramalde – Região da cidade do Porto – Portugal), o qual, logo se estabeleceu como comerciante de conduta honrada (homem de posses, fé cristã a vivência evangélica, solteiro e sem herdeiros), conquistando assim, a admiração da Comunidade Ribeirinha Penedense.

        Na época, a Vila do Penedo do Rio São Francisco pela sua localização as margens do Rio São Francisco, se sujeitava a frequentes enchentes e epidemias (moléstias febris) diversas, vitimando especialmente as pessoas pobres. Tal situação inspirou ao Coronel JOÃO PEREIRA ALVARES, no ano de 1767, a erigir no oitão da Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos uma Casa de Caridade Hospitalar, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição.

        Surgiu então, a concretização de um ideal nas últimas décadas do século XVIII. Em 03 de fevereiro de 1770, o Irmão Provedor da Irmandade de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos do Penedo, Cel. JOÃO PEREIRA ALVARES, fundou propriamente dito, o Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, instalando-se em um espaço (casa), bem menor do que era necessário e ao lado da Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos.

         Desde os tempos primórdios, o então Cel. JOÃO PEREIRA ALVES e a Irmandade, tomaram para si a responsabilidade do nosocômio, porém, o Coronel JOÃO decidiu entregar ao zelo e direção perpétua do Hospital à piedosa associação religiosa e, para a manutenção e formação do necessário patrimônio fez também a doação de 12.000 cruzados e 8 (oito) moradas térreas. A Irmandade de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos do Penedo recebeu e abraçou muito bem a missão cristã de direção e sustentação do citado estabelecimento hospitalar.

         A confirmação régia da província data de 1816, sendo os seus estatutos aprovados. Já a confirmação da doação do terreno para o Hospital, também foi através de Provisão Régia com data de 14 de abril de 1820, expedida pelo Desembargador do PASSO.

         Através da Resolução Provincial, de 15 de fevereiro de 1838, o Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição recebeu o título e o privilégio de funcionar como Santa Casa de Misericórdia, tornando a Vila do Penedo do Rio São Francisco, hoje, Cidade de Penedo/AL, a primeira localidade da Província de Alagoas (atual Estado de Alagoas) onde se instalou uma Santa Casa de Misericórdia.

        Em épocas de crises o Hospital funcionou em vários prédios, inclusive no Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos, período de 1889 a 1893. Foi nesta época que foram ouvidos os apelos de Frei ANTÔNIO DE SÃO CAMILLO DE LELLIS sobre a restauração da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, tendo o Ministro Geral da Ordem Francisca, aceitado a missão e, em 27 de dezembro de 1892, os primeiros Franciscanos da Província Franciscana da Santa Cruz da Saxônia (Alemanha) chegaram à Bahia (Brasil) e, finalmente a 02 de março de 1893 foi decretado o início da reforma e restauração da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.

         Passado alguns dias do ano de 1893, desembarcou no Penedo, vários religiosos Franciscanos, inclusive o último Provincial Frei ANTÔNIO DE SÃO CAMILLO DE LELLIS. Este por sua vez manteve contato com a Provedora do referido Hospital no sentido de reativar as atividades fins do Mosteiro (Convento), bem como, acomodar os novos Frades (Alemães), os quais chegaram com a missão de colaborarem com a restauração da Província de Santo Antônio do Nordeste do Brasil na primeira década do século XX. O esforçado e herói, Frei CAMILLO DE LELLIS, após ter reaberto o Mosteiro veio a falecer, sendo sepultado no próprio Convento, mas deixou garantido com seu trabalho a continuação dos Franciscanos no Norte do Brasil.

         No início do Século XX, uma Chácara (Bairro do Cajueiro Grande) pertencente ao casal GUILHERME PORFÍRIO DO CARMO e MARIA DA CONCEIÇÃO DO CARMO foi adaptada para ser a Sede (própria) da Santa Casa de Misericórdia de Penedo, (antigo Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição), inclusive uma Maternidade e atualmente faz parte de um ótimo complexo hospitalar na cidade de Penedo/AL.

.


 

COMPLEXO HOSPITALAR

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PENEDO

Avenida Getúlio Vargas, 423;

Cajueiro Grande – Penedo/AL (Brasil);

Fone: (82) 3551-2508.

ASÍLO SÃO JOSÉ (Mendicidade e Sanatório).

Avenida Getúlio Vargas, s/n;

Centro – Penedo/AL (Brasil);

Fone: (82) 3551-4297.

HOSPITAL REGIONAL M. DR. JOSÉ CORREIA FILHO

Avenida Wanderley, s/n;

Santa Luzia – Penedo/AL (Brasil);

Fone: (82) 3551-2888.


Fontes:
– IHGAL – Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
– Livro: Atas de Eleições e Termos de Posse de Confraria da Santa Casa de Misericórdia de Penedo – Ernani Otacílio Méro.
– Livro: Penedo e sua História – Aminadab Valente – 1957.

 

Uma resposta to “Hospital de Caridade N. Srª da Conceição/Stª Casa de Misericórdia”

  1. Fernando 22 de novembro de 2013 às 20:10 #

    Sou filho de Penedo, nascido na antiga Rua da Matança, nº 44 – Bairro Vermelho. Moro em São Paulo há 53 anos, me orgulho de ser Brasileiro (Alagoano). Penedo é o antigo “Forte Nilo” assim batizado por Mauricio de Nassau, patrimônio da humanidade, por ter muita história ainda para ser contada. Muitas coisas ainda existem e que o próprio brasileiro não conhece, o que é essa riqueza que o Brasil possui.

PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Uma Organização do Movimento Negro Alagoano!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: