*- Hospital de Caridade N. Srª da Conceição/Stª Casa de Misericórdia


Hospital de Caridade de N. Srª da Conceição - Stª Casa de Misericórdia de Penedo (Brasil).

Hospital de Caridade de N. Srª da Conceição – Stª Casa de Misericórdia de Penedo – Erecta: 1767 e Fundada (oficialmente): 03/02/1770 – Penedo/AL (Brasil)

HOSPITAL DE CARIDADE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

(Santa Casa de Misericórdia de Penedo)

          A criação de uma das mais caridosas Redes Hospitalares teve início em Portugal.

          A ação se deu após a viuvez de Dona LEONOR DE LENCASTRE ou LEONOR DE VISEU, Rainha de Portugal pelo casamento (22/01/1470) com seu primo, “O Príncipe Perfeito”, Dom JOÃO II (Rei de Portugal e Algarves, entre 29/08/1481 – 25/10/1495), a qual passou a patrocinar obras religiosas de cunho assistencial aos pobres. Assim, encorajou, promoveu e custeou o Projeto de Estabelecimento de Misericórdias de Frei MIGUEL CONTREIRAS, comandado por irmandades em todo Reino de Portugal. Uma notável iniciativa pioneira em toda a Europa.

          No dia 15 de agosto de 1498, Dona LEONOR DE LENCASTRE fundou a Irmandade da Misericórdia (Fundação Filantrópica), a qual passou a administrar o Hospital de Nossa Senhora do Amparo. Cabendo salientar que foi MANUEL I (irmão de Dona LEONOR), “O Venturoso” ou “O Afortunado”, que sucedeu ao reinado (Rei de 1495 até a morte 1521) do casal.

         A partir do século XVI, a Rede de Misericórdias Portuguesa chegou ao Brasil, sempre ativa no papel social e bondoso que Dona LEONOR a destinou, sendo a primeira Santa Casa de Misericórdia fundada em 1543, na cidade de Santos/SP.

         A história da Saúde no Brasil tem a marca da presença das Santas Casas de Misericórdias, devido ao grande número de doentes sem recursos, as quais, além do atendimento hospitalar, oferecendo ações assistenciais e filantrópicas, com suporte aos marginalizados e apoiando a população (abandonada, doente e fatal). Fato que influenciou a criação de outras entidades com a mesma missão.

          A virtude Cristã de LEONOR DE LENCASTRE era tão ativa que em 1562, a Irmandade da Misericórdia passou também a apoiar o Rei Dom MANUEL I na fundação e assistência do Hospital Real de Todos os Santos – Lisboa – Portugal. (construído entre 1492 – 1504 e destruído no Terramoto em 1755), o melhor Hospital da Europa no seu tempo.

         Na Vila do Penedo do Rio São Francisco, desembarcou de um dos vapores vindos da Europa, o cidadão JOÃO PEREIRA ALVARES (natural da Freguesia de S. Salvador de Ramalde – Região da cidade do Porto – Portugal), o qual, logo se estabeleceu como comerciante de conduta honrada (homem de posses, fé cristã a vivência evangélica, solteiro e sem herdeiros), conquistando assim, a admiração da Comunidade Ribeirinha Penedense.

        Na época, a Vila do Penedo do Rio São Francisco pela sua localização as margens do Rio São Francisco, se sujeitava a frequentes enchentes e epidemias (moléstias febris) diversas, vitimando especialmente as pessoas pobres. Tal situação inspirou ao Coronel JOÃO PEREIRA ALVARES, no ano de 1767, a erigir no oitão da Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos uma Casa de Caridade Hospitalar, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição.

        Surgiu então, a concretização de um ideal nas últimas décadas do século XVIII. Em 03 de fevereiro de 1770, o Irmão Provedor da Irmandade de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos do Penedo, Cel. JOÃO PEREIRA ALVARES, fundou propriamente dito, o Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, instalando-se em um espaço (casa), bem menor do que era necessário e ao lado da Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos.

         Desde os tempos primórdios, o então Cel. JOÃO PEREIRA ALVES e a Irmandade, tomaram para si a responsabilidade do nosocômio, porém, o Coronel JOÃO decidiu entregar ao zelo e direção perpétua do Hospital à piedosa associação religiosa e, para a manutenção e formação do necessário patrimônio fez também a doação de 12.000 cruzados e 8 (oito) moradas térreas. A Irmandade de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos do Penedo recebeu e abraçou muito bem a missão cristã de direção e sustentação do citado estabelecimento hospitalar.

         A confirmação régia da província data de 1816, sendo os seus estatutos aprovados. Já a confirmação da doação do terreno para o Hospital, também foi através de Provisão Régia com data de 14 de abril de 1820, expedida pelo Desembargador do PASSO.

         Através da Resolução Provincial, de 15 de fevereiro de 1838, o Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição recebeu o título e o privilégio de funcionar como Santa Casa de Misericórdia, tornando a Vila do Penedo do Rio São Francisco, hoje, Cidade de Penedo/AL, a primeira localidade da Província de Alagoas (atual Estado de Alagoas) onde se instalou uma Santa Casa de Misericórdia.

        Em épocas de crises o Hospital funcionou em vários prédios, inclusive no Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos, período de 1889 a 1893. Foi nesta época que foram ouvidos os apelos de Frei ANTÔNIO DE SÃO CAMILLO DE LELLIS sobre a restauração da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, tendo o Ministro Geral da Ordem Francisca, aceitado a missão e, em 27 de dezembro de 1892, os primeiros Franciscanos da Província Franciscana da Santa Cruz da Saxônia (Alemanha) chegaram à Bahia (Brasil) e, finalmente a 02 de março de 1893 foi decretado o início da reforma e restauração da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.

         Passado alguns dias do ano de 1893, desembarcou no Penedo, vários religiosos Franciscanos, inclusive o último Provincial Frei ANTÔNIO DE SÃO CAMILLO DE LELLIS. Este por sua vez manteve contato com a Provedora do referido Hospital no sentido de reativar as atividades fins do Mosteiro (Convento), bem como, acomodar os novos Frades (Alemães), os quais chegaram com a missão de colaborarem com a restauração da Província de Santo Antônio do Nordeste do Brasil na primeira década do século XX. O esforçado e herói, Frei CAMILLO DE LELLIS, após ter reaberto o Mosteiro veio a falecer, sendo sepultado no próprio Convento, mas deixou garantido com seu trabalho a continuação dos Franciscanos no Norte do Brasil.

         No início do Século XX, uma Chácara (Bairro do Cajueiro Grande) pertencente ao casal GUILHERME PORFÍRIO DO CARMO e MARIA DA CONCEIÇÃO DO CARMO foi adaptada para ser a Sede (própria) da Santa Casa de Misericórdia de Penedo, (antigo Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição), inclusive uma Maternidade e atualmente faz parte de um ótimo complexo hospitalar na cidade de Penedo/AL.

.


 

COMPLEXO HOSPITALAR

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PENEDO

Avenida Getúlio Vargas, 423;

Cajueiro Grande – Penedo/AL (Brasil);

Fone: (82) 3551-2508.

ASÍLO SÃO JOSÉ (Mendicidade e Sanatório).

Avenida Getúlio Vargas, s/n;

Centro – Penedo/AL (Brasil);

Fone: (82) 3551-4297.

HOSPITAL REGIONAL M. DR. JOSÉ CORREIA FILHO

Avenida Wanderley, s/n;

Santa Luzia – Penedo/AL (Brasil);

Fone: (82) 3551-2888.


Fontes:
– IHGAL – Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
– Livro: Atas de Eleições e Termos de Posse de Confraria da Santa Casa de Misericórdia de Penedo – Ernani Otacílio Méro.
– Livro: Penedo e sua História – Aminadab Valente – 1957.

 

Anúncios

Uma resposta to “*- Hospital de Caridade N. Srª da Conceição/Stª Casa de Misericórdia”

  1. Fernando 22 de novembro de 2013 às 20:10 #

    Sou filho de Penedo, nascido na antiga Rua da Matança, nº 44 – Bairro Vermelho. Moro em São Paulo há 53 anos, me orgulho de ser Brasileiro (Alagoano). Penedo é o antigo “Forte Nilo” assim batizado por Mauricio de Nassau, patrimônio da humanidade, por ter muita história ainda para ser contada. Muitas coisas ainda existem e que o próprio brasileiro não conhece, o que é essa riqueza que o Brasil possui.

PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Promovendo a População Negra do Estado de Alagoas!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

OIPOL

Organização Internacional de Policiais

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: