*- Cadeia & Casa de Aposentadoria Velha


Cadeia Pública (piso térreo) e Casa de Aposentadoria Velha (piso superior - Pça Barão de Penedo, 19 - Centro - Penedo-AL. (Brasil)

Cadeia Pública (piso térreo) e Casa de Aposentadoria Velha (piso superior) – Penedo-AL (Brasil).

CADEIA PÚBLICA & CASA DE APOSENTADORIA VELHA

 

CADEIA:

 

           Na segunda metade do século XVII, Penedo teve sua Cadeia, a qual funcionou, provisoriamente, em uma casa  situada na esquina, defronte do Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos, e que possuía o nº 159. O local, de uma arquitetura tipicamente colonial, foi ali improvisado, pelo fato da definitiva Cadeia estar em construção na Praça do Pelourinho (depois Praça Rui Barbosa e Praça Barão de Penedo). Por sinal uma real alusão lhe é atribuída na Crônica do Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos  (popular Convento de São Francisco).

          Tempos depois, a referida casa sofreu modificações e perdeu a originalidade do seu estilo primitivo, tendo a Coletoria Estadual, ali se instalado por longo período. Posteriormente, famílias da municipalidade passaram a utilizá-la com uma residência comum.

          O primeiro prédio com a finalidade de abrigar os presos, denominado de “Cadeia Pública”, foi construído na Praça do Pelourinho. A obra foi iniciada em 1662, construída estrategicamente na rocha, no grande despenhadeiro da Rocheira para evitar fugas, com a frente voltada para o “Oratório dos Condenados” na Praça do Pelourinho, cuja conclusão se deu no ano de 1664. O projeto (planta) indicava que seria construído apenas um casarão, cujo espaço, foi considerado oficialmente como a 1ª (primeira) “Cadeia Pública do Estado de Alagoas”.

          No ano de 1904, houve a intenção do Sistema Alfandegário em Penedo e suas instalações permaneceram fechadas por um longo período. Na administração do então Prefeito AMARÍLIO SALES (nomeado pelo Interventor do Estado, Capitão AFONSO DE CARVALHO – de 22/04/1933 à 30/07/1934), o sobrado em que funcionavam as instalações da “Alfândega de Penedo”, na Rua da Corrente (depois Rua Dámaso do Monte, 45 – Centro – Penedo-AL), foi adquirido pelo município no ano de 1933. O imóvel no geral sofreu adaptações e toda logística da “Cadeia Pública” da Praça do Pelourinho, foi transferida para o local, acomodando os detentos e os Integrantes da Força Pública. Era então estabelecida a nova “Cadeia Pública de Penedo” junto ao “Quartel da Força Pública”.

          Na década de 1970, todos os detentos da “Cadeia Pública de Penedo” (antiga Alfândega de Penedo), foram transferidos para o novo sobrado da “Delegacia Regional de Penedo” situada na Avenida Beira Mar e, o espaço passou a ser utilizado pelo Clube de Pesca de Penedo” (CAPESPE), que anos depois encerrou suas atividades, ficando o sobrado, aguardando reforma, pois, foi cogitado para abrigar, futuramente, parte do Museu do Rio São Francisco” (projeto do Dr. FRANCISCO ALBERTO SALES), já que o Chalé dos Peixotos, na Avenida Getúlio Vargas, 172 (antiga Rua 24 de Outubro) – Cajueiro Grande, foi incluído no projeto como ponto chave.

______________________

.

CASA DE APOSENTADORIA VELHA:

.

Casa de Aposentadoria Velha (1781-1782)

Casa de Aposentadoria Velha (1781-1782) – Caracteres antigos, sobre a porta principal da edificação.

          Entre 1781 e 1782, por ordem do ouvidor JOSÉ DE MENDONÇA DE MATOS MOREIRA, junto a “Cadeia Pública”, no piso superior, foi construído, a “Casa de Aposentadoria Velha”, a qual foi administrada na ocasião pelo administrador JACINTO SOARES DE SOUSA. Um sobrado em estilo barroco, edificado, exclusivamente, a servir de hospedagem aos Ouvidores (Juízes postos pelos Donatários em suas terras, no período Colonial), uma vez que, na época, não existia hotéis e, no piso térreo continuou funcionando a “Cadeia Pública”.

           Na sua fachada, há no frontão de sua porta que dá acesso ao piso superior, lê-se o seguinte escrito:

– “CAZA DE APOZENTADORIA Q’ MANDOU FAZER O DOUTOR JOSÉ DE MENDONÇA DE MATOS MOREIRA, SENDO ADMINISTRADOR DELA, JACINTO SOARES DE SOUSA, EM FRADE  1.781”.

(Casa de Aposentadoria quem mandou fazer o Doutor Ouvidor JOSÉ DE MENDONÇA DE MATOS MOREIRA sendo administrador dela JACINTO SOARES DE SOUSA em era de 1.781).  

            Encimando à porta fronteira, ao topo da escada, também em caracteres antigos, foi gravado o seguinte escrito:

– ”O PRINCÍPIO A COUZAS QR, MAIS OFIM INDA MAIS VAL. EM 82 FINDOU. O ADMINIST.or AMARAL”.

(O Princípio as coisas querem, mais o fim ainda mais vale, em 1782 fundou. O Administrador Amaral).

          Chegou o momento em que a edificação (colonial) da “Casa de Aposentadoria Velha” não serviu mais para a acomodação dos Ouvidores, que era sua atividade fim, então, em um terreno ao lado direito, foi construído o sobrado da Casa de Aposentadoria Nova”. (depois Sede da Prefeitura Municipal de Penedo). Com isso, a Casa da Câmara” ou ainda Paço da Câmara” que ali já estava estabelecida, permaneceu em pleno funcionamento naquele local.

          Quando houve pelo Interventor do Estado, Capitão AFONSO DE CARVALHO, a nomeação do então Prefeito AMARÍLIO SALES (período entre 22/04/1933 à 30/07/1934), este por sua vez providenciou a movimentação de toda logística da “Cadeia Pública” (instalada no 1º andar), para o sobrado em que funcionavam as instalações da Alfândega de Penedo, na Rua da Corrente (depois Rua Dámaso do Monte, 45 – Centro – Penedo-AL).     

         Foi também com AMARÍLIO SALES,   que a Casa de Aposentadoria Velha” passou por reforma; seu traçado, de modo especial em relação à fachada, sofreu modificações, perdendo a originalidade do seu estilo primitivo (colonial). Tudo isso, com a finalidade de instalar em 1933, provisoriamente, o Grupo Escolar Gabino Besouro”, que se manteve em funcionamento no local, só até o início da década de 1960, por consequência de que, neste ano, houve na Rua Nilo Peçanha x Rua João Pessoa (antiga Rua da Penha), s/nº – Penedo/AL, a demolição do belo sobrado da SOCIEDADE TERPISYCORE, popularmente conhecido como SOBRADO DAS FIGURAS e naquela área, construído um elegante sobrado, a sede própria do referido estabelecimento de ensino.

          Nos anos seguintes, o sobrado (Casa de Aposentadoria Velha), continuou a ser uma edificação de notável porte e cobiçada para outros interesses. Tanto que, nele foi instalada a Escola São Tarcísio (pertencente ao Professor LEÔNIDAS SOUZA – vulgo LULA PINTOR).

           O então Prefeito Dr. RAIMUNDO MARINHO com a sua visão administrativa e seu zelo pelo Patrimônio Histórico da Cidade de Penedo, administrou a reconstrução da fachada da Casa de Aposentadoria Velha”, voltando as suas características primitivas. Anos depois, um dos espaços foi cedido para as Assessorias de Turismo e Comunicação da Prefeitura de Penedo.

.


LOCALIZAÇÃO:

– Praça Barão de Penedo (antiga Praça do Pelourinho e Pça Rui Barbosa), nº 19 – Centro – Penedo-AL.

Anúncios

PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Promovendo a População Negra do Estado de Alagoas!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

OIPOL

Organização Internacional de Policiais

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: