*- Cadeia & Casa de Aposentadoria Velha


Cadeia Pública (piso térreo) e Casa de Aposentadoria Velha (piso superior - Pça Barão de Penedo, 19 - Centro - Penedo-AL. (Brasil)

Cadeia Pública (piso térreo) e Casa de Aposentadoria Velha (piso superior) – Penedo-AL (Brasil).

CADEIA PÚBLICA & CASA DE APOSENTADORIA VELHA

 

CADEIA:

 

           Na segunda metade do século XVII, Penedo teve sua Cadeia, a qual funcionou, provisoriamente, em uma casa  situada na esquina, defronte do Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos, e que possuía o nº 159. O local, de uma arquitetura tipicamente colonial, foi ali improvisado, pelo fato da definitiva Cadeia estar em construção na Praça do Pelourinho (depois Praça Rui Barbosa e Praça Barão de Penedo). Por sinal uma real alusão lhe é atribuída na Crônica do Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos  (popular Convento de São Francisco).

          Tempos depois, a referida casa sofreu modificações e perdeu a originalidade do seu estilo primitivo, tendo a Coletoria Estadual, ali se instalado por longo período. Posteriormente, famílias da municipalidade passaram a utilizá-la com uma residência comum.

          O primeiro prédio com a finalidade de abrigar os presos, denominado de “Cadeia Pública”, foi construído na Praça do Pelourinho. A obra foi iniciada em 1662, construída estrategicamente na rocha, no grande despenhadeiro da Rocheira para evitar fugas, com a frente voltada para o “Oratório dos Condenados” na Praça do Pelourinho, cuja conclusão se deu no ano de 1664. O projeto (planta) indicava que seria construído apenas um casarão, cujo espaço, foi considerado oficialmente como a 1ª (primeira) “Cadeia Pública do Estado de Alagoas”.

          No ano de 1904, houve a intenção do Sistema Alfandegário em Penedo e suas instalações permaneceram fechadas por um longo período. Na administração do então Prefeito AMARÍLIO SALES (nomeado pelo Interventor do Estado, Capitão AFONSO DE CARVALHO – de 22/04/1933 à 30/07/1934), o sobrado em que funcionavam as instalações da “Alfândega de Penedo”, na Rua da Corrente (depois Rua Dámaso do Monte, 45 – Centro – Penedo-AL), foi adquirido pelo município no ano de 1933. O imóvel no geral sofreu adaptações e toda logística da “Cadeia Pública” da Praça do Pelourinho, foi transferida para o local, acomodando os detentos e os Integrantes da Força Pública. Era então estabelecida a nova “Cadeia Pública de Penedo” junto ao “Quartel da Força Pública”.

          Na década de 1970, todos os detentos da “Cadeia Pública de Penedo” (antiga Alfândega de Penedo), foram transferidos para o novo sobrado da “Delegacia Regional de Penedo” situada na Avenida Beira Mar e, o espaço passou a ser utilizado pelo Clube de Pesca de Penedo” (CAPESPE), que anos depois encerrou suas atividades, ficando o sobrado, aguardando reforma, pois, foi cogitado para abrigar, futuramente, parte do Museu do Rio São Francisco” (projeto do Dr. FRANCISCO ALBERTO SALES), já que o Chalé dos Peixotos, na Avenida Getúlio Vargas, 172 (antiga Rua 24 de Outubro) – Cajueiro Grande, foi incluído no projeto como ponto chave.

______________________

.

CASA DE APOSENTADORIA VELHA:

.

Casa de Aposentadoria Velha (1781-1782)

Casa de Aposentadoria Velha (1781-1782) – Caracteres antigos, sobre a porta principal da edificação.

          Entre 1781 e 1782, por ordem do ouvidor JOSÉ DE MENDONÇA DE MATOS MOREIRA, junto a “Cadeia Pública”, no piso superior, foi construído, a “Casa de Aposentadoria Velha”, a qual foi administrada na ocasião pelo administrador JACINTO SOARES DE SOUSA. Um sobrado em estilo barroco, edificado, exclusivamente, a servir de hospedagem aos Ouvidores (Juízes postos pelos Donatários em suas terras, no período Colonial), uma vez que, na época, não existia hotéis e, no piso térreo continuou funcionando a “Cadeia Pública”.

           Na sua fachada, há no frontão de sua porta que dá acesso ao piso superior, lê-se o seguinte escrito:

– “CAZA DE APOZENTADORIA Q’ MANDOU FAZER O DOUTOR JOSÉ DE MENDONÇA DE MATOS MOREIRA, SENDO ADMINISTRADOR DELA, JACINTO SOARES DE SOUSA, EM FRADE  1.781”.

(Casa de Aposentadoria quem mandou fazer o Doutor Ouvidor JOSÉ DE MENDONÇA DE MATOS MOREIRA sendo administrador dela JACINTO SOARES DE SOUSA em era de 1.781).  

            Encimando à porta fronteira, ao topo da escada, também em caracteres antigos, foi gravado o seguinte escrito:

– ”O PRINCÍPIO A COUZAS QR, MAIS OFIM INDA MAIS VAL. EM 82 FINDOU. O ADMINIST.or AMARAL”.

(O Princípio as coisas querem, mais o fim ainda mais vale, em 1782 fundou. O Administrador Amaral).

          Chegou o momento em que a edificação (colonial) da “Casa de Aposentadoria Velha” não serviu mais para a acomodação dos Ouvidores, que era sua atividade fim, então, em um terreno ao lado direito, foi construído o sobrado da Casa de Aposentadoria Nova”. (depois Sede da Prefeitura Municipal de Penedo). Com isso, a Casa da Câmara” ou ainda Paço da Câmara” que ali já estava estabelecida, permaneceu em pleno funcionamento naquele local.

          Quando houve pelo Interventor do Estado, Capitão AFONSO DE CARVALHO, a nomeação do então Prefeito AMARÍLIO SALES (período entre 22/04/1933 à 30/07/1934), este por sua vez providenciou a movimentação de toda logística da “Cadeia Pública” (instalada no 1º andar), para o sobrado em que funcionavam as instalações da Alfândega de Penedo, na Rua da Corrente (depois Rua Dámaso do Monte, 45 – Centro – Penedo-AL).     

         Foi também com AMARÍLIO SALES,   que a Casa de Aposentadoria Velha” passou por reforma; seu traçado, de modo especial em relação à fachada, sofreu modificações, perdendo a originalidade do seu estilo primitivo (colonial). Tudo isso, com a finalidade de instalar em 1933, provisoriamente, o Grupo Escolar Gabino Besouro”, que se manteve em funcionamento no local, só até o início da década de 1960, por consequência de que, neste ano, houve na Rua Nilo Peçanha x Rua João Pessoa (antiga Rua da Penha), s/nº – Penedo/AL, a demolição do belo sobrado da SOCIEDADE TERPISYCORE, popularmente conhecido como SOBRADO DAS FIGURAS e naquela área, construído um elegante sobrado, a sede própria do referido estabelecimento de ensino.

          Nos anos seguintes, o sobrado (Casa de Aposentadoria Velha), continuou a ser uma edificação de notável porte e cobiçada para outros interesses. Tanto que, nele foi instalada a Escola São Tarcísio (pertencente ao Professor LEÔNIDAS SOUZA – vulgo LULA PINTOR).

           O então Prefeito Dr. RAIMUNDO MARINHO com a sua visão administrativa e seu zelo pelo Patrimônio Histórico da Cidade de Penedo, administrou a reconstrução da fachada da Casa de Aposentadoria Velha”, voltando as suas características primitivas. Anos depois, um dos espaços foi cedido para as Assessorias de Turismo e Comunicação da Prefeitura de Penedo.

.


LOCALIZAÇÃO:

– Praça Barão de Penedo (antiga Praça do Pelourinho e Pça Rui Barbosa), nº 19 – Centro – Penedo-AL.

Anúncios

PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Promovendo a População Negra do Estado de Alagoas!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: