“VELHO CHICO” SOFRE COM A POLUIÇÃO, O DESMATAMENTO E A SECA.
No dia 03 de junho de 2015 (quarta-feira), “DIA NACIONAL EM DEFESA DO RIO SÃO FRANCISCO”, ocorreu uma grande mobilização, praticamente, em todas as cidades da Região do Rio São Francisco e contou com o apoio e a participação de entidades ambientais, associações comunitárias, estudantes de várias idades.
A campanha intitulada “EU VIRO CARRANCA PRA DEFENDER O VELHO CHICO” contou com várias atividades em toda a extensão da Bacia do Rio São Francisco, desde a nascente até a foz, que compreende 504 municípios em seis estados, mais o Distrito Federal, envolvendo quase 19 milhões de pessoas. Em algumas cidades, foram recolhidas assinaturas em forma de abaixo assinado para serem entregues ao Governo Federal.
Ao longo da bacia, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) promoveu ações nas cidades de Lagoa da Prata (MG), Juazeiro (BA), Petrolina (PE), Penedo (AL) e Propriá (SE), todas situadas às margens do rio São Francisco. As cidades baianas de Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Malhada, Xique-Xique e Irecê também desenvolveram atividades na quarta-feira.
Só para lembrar, um dos mais importantes do nordeste, tanto para o abastecimento de água como para geração de energia, o “Reservatório de Sobradinho”, está instalado no Rio São Francisco. No momento, SOBRADINHO está com apenas 21% da capacidade e, se o volume do rio não subir até novembro, o reservatório pode chegar ao volume morto – volume de água só usado em caso de emergência.
PENEDO/AL TAMBÉM VIROU CARRANCA
No “DIA NACIONAL EM DEFESA DO RIO SÃO FRANCISCO”, (03/06/2015), com o apoio e a participação de estudantes (escolas públicas e privadas), autoridades civis e militares, entidades ambientais e associações comunitárias, a cidade de Penedo virou carranca.
A abertura do evento teve início por volta das 09:00 horas, na Praça Dr. Clementino do Monte e após a realização de uma longa caminhada, os participantes chegaram ao Cais do Porto (Avenida Comendador Peixoto), e antes de finalizar a belíssima mobilização, disseram SIM a um projeto em defesa ao Rio São Francisco.
PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.