1. CONVENTO & TEMPLOS


AS TORRES SECULARES

Igreja N. Srª do Rosário - Penedo-AL (Catedral Diocesana)

Igreja N. Srª do Rosário – Penedo-AL (Catedral Diocesana) – Pça Barão de Penedo s/nº – Penedo-AL.

          Mais do que os sobrados se destacavam ao longe, na paisagem, as torres das Igrejas. Até se dizia que existia em Penedo mais Igrejas do que mercearias. Entretanto, não resta mais qualquer vestígio da primeira capela, erguida em invocação a Santo Antonio por CRISTÓVÃO DA ROCHA. Em seu lugar, existe lá, hoje, o sobrado erguido por um abastado comerciante da cidade.

     Nas vizinhanças da Capela, próximo ao local onde se erguia o Forte Holandês, construiu-se, em 1690, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (Catedral Diocesana), em 1690, em invocação a Senhora do Rosário. Segundo o historiador JOSÉ PRÓSPERO DA SILVA CAROATÁ, a Capela-Mor da Matriz foi a primeira a ser construída. Ele acrescenta que, o Frontispício primitivo foi concluído em 1808, conforme data que se lê por cima do pórtico principal. Já o professor MAURÍCIO OLIVEIRA GOMES afirma que em 1815, o primeiro Frontispício, considerado deselegante, forçou os Penedenses a realizar sua demolição e construção de outro, sendo a Cruz de Ferro substituída por outra de pedra, retirada da Rocheira. Dando continuidade, em 1850, foram concluídas as duas Torres e as duas Naves (central e esquerda). Em 1902, foi construído no lado direito do Altar-Mor, a belíssima Capela do Santíssimo Sacramento, tendo no fundo o quadro “A Ceia”, pintura do artista Penedense AURÉLIO PHÍDIAS.

          Cabe salientar que a obra se arrastou vagarosamente, sendo feita em etapas diversas a partir do século XVII, chegando a atravessar séculos. Portanto não se tem a data exata da sua conclusão.

Igreja Conventual Stª. Mª dos Anjos - Penedo-AL

Igreja de Stª. Mª dos Anjos (1689) e Convento S. Francisco (1759) – R. 7 de Setembro, 218 – Penedo-AL .

        Mas, quando se começou (1690) a construção da Igreja (Matriz) de N. Srª do Rosário, já há um ano antes fora rezada missa na Igreja de Santa Maria dos Anjos. Suas obras tinham sido iniciadas trinta anos atrás. Ao lado da Igreja foi começada (1682 à 1759) a edificação do Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos, em 1682.

     Além da pintura do forro da nave principal da Igreja, executada por LIBÓRIO LASDRO LEAL, destaca-se o Santuário esculpido em madeira e bordado a ouro, constituindo-se numa das mais significativas manifestações da arte barroca no Nordeste. No Convento Franciscano há uma escada com 24 degraus em pedra, coberta por uma abóbada, também em pedra, obra-prima que se atribui a um irmão leigo.

Igreja N. Sra. da Corrente - Penedo-AL

Igreja N. Sra. da Corrente – Pça 12 de Abril, s/nº – Penedo-AL

         Há, porém, opiniões de que uma outra Igreja, a de Nossa Senhora da Corrente, situada na Praça 12 de abril (antiga Praça São Francisco e Largo. da Corrente), é não somente a mais bonita de Penedo, mas é sem dúvida um dos mais belos monumentos de Alagoas e, de todas as existentes nas cidades históricas do Nordeste Brasileiro. Sua construção foi concluída no do século XVIII (1729 à 1765), pelo Capitão-Mor ANDRÉ DE LEMOS RIBEIRO, um dos homens mais ricos de sua época e, além disso, solteiro. Fez às suas custas toda a obra que faltava: As duas Torres, os Sinos, os Painéis de azulejos Portugueses, os Altares, os Púlpitos, as Tribunas e grades do coro com obra de talha e toda ela, bem como os altares, com arremates em ouro. Os bancos em pinho de riga e a mesa da comunhão trabalhada, feita em jacarandá. Possivelmente o nome de Senhora da Corrente esteja ligado à invocação a mãe de Deus para proteger os pescadores da fúria da correnteza do rio. É um templo em louvação à mulher – Além dos originais azulejos portugueses que registram várias fases da vida de Maria, traz figuras de mulheres bíblicas como JUDITH que exibe a cabeça de HOLOFERNES e de JAEL que mostra as armas com as quais matou SISARA. Mereceu esta igreja destaques elogiosos do Professor GERMAIN BAZIN, museólogo do Louvre, Paris. Serviu de inspiração ao poeta LEDO IVO.

         Já a Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos foi construída em pouco mais de um ano, de 1758 para 1759. Apesar disse nada perdeu no seu acabamento, feito com muita arte e esmero, desde os relevos de pedra que ornamentaram as portas principais e o Frontispício, até o entalhamento dos altares, na Capela-Mor e no corpo da Igreja.

Igreja de S. Gonçalo Garcia dos Homens Pardos - Penedo-AL.

Igreja de S. Gonçalo Garcia dos Homens Pardos – Av. Floriano Peixoto, s/nº – Penedo-AL.

        O Templo foi erguido pelo Coronel MANUEL MARTINS RAMOS, às suas custas, para ser indenizado pelas esmolas que a Igreja recebesse. Consta que o tempo recorde de construção se deveu a uma aposta feita pelo Coronel, envolvendo uma considerável quantia. Caso ganhasse, o dinheiro seria aplicado em beneficio da Igreja. Fala-se que os trabalhos se prolongavam noite adentro, á luz dos Archotes. O fato é que no ano seguinte, ao inicio das obras, o santo patrono foi colocado no Altar-Mor de sua nova Igreja, no dia (21/12/1759) de São Tomé.

        Esse Templo sofreu uma inundação, na grande cheia do Rio São Francisco, 33 anos depois de construído, no ano (1792) em que morria Tiradentes, tendo as imagens sido retiradas de canoa. Aconteceu que, fechando-se as portas da Igreja, ficou lá presa uma Tubarana, peixe que foi pescado ao seco no centro da nave. Ao lado da Igreja, em 03/02/1770, ocorreu a fundação do Hospital de Caridade pela Irmandade de São Gonçalo Garcia, transformado em Santa Casa de Misericórdia de Penedo, a primeira obra social de vulto. O Imperador D. PEDRO II, quando esteve em Penedo, fez-lhe uma doação de dois contos de réis, no que foi imitado pelo Comendador JOAQUIM SERAPIÃO DE CARVALHO.

Igreja de N. Srª do Rosário dos Pretos - Penedo-AL

Igreja de N. Srª do Rosário dos Pretos [1715 a 1816] – Pça Mal Deodoro – Penedo-AL.

          Cabe destacar também a Igreja de Nssa Srª do Rosário dos Pretos, que em 1634, por uma iniciativa da Irmandade de N. Srª do Rosário dos Homens Pretos, foi iniciada as obras da Capela-Mor do belo e modesto Templo, mas a falta de meios dificultava os trabalhos. Em 1790, a mesma irmandade sob a administração do Capitão BARTOLOMEU DA LUZ SALGUEIRO, membro de uma família abolicionista, providenciou a construção da Nave. No ano de 1816, a edificação do Frontispício (Fachada) e da Torre única (lado esquerdo). Em 1836, o corredor do lado direito.

          No interior dessa Igreja fica guardada uma grande Máquina Inglesa de Gás Acetileno (Gerador de Iluminação a Carbureto), doada pelo Coronel JOÃO OCTACÍLIO DE AZEVEDO E SILVA, no século XVIII, cujo gás era distribuído através de encanação embutida nas paredes com ramificações necessárias â iluminação própria, desaparecendo o seu uso com a chegada da eletricidade. Ao término de seu mandato, o Coronel JOÃO OCTACILIO (Intendente Municipal de Penedo, entre 04/05/1911 à 06/03/1912) deu início a construção da segunda Torre (lado direito), mas com o seu falecimento (27/05/1912) a obra ficou inacabada. Tradicionalmente, na sexta-feira do Carnaval, pais e mães de santo, realizam a chamada “Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário dos Pretos”.

Igreja de N. Srª dos Pobres - Penedo-AL

Igreja de N. Srª dos Pobres – Pça Clementino do Monte, s/nº – Cajueiro Grande – Penedo-AL.

           Um construção do século XIX, a Capela do Senhor Bom Jesus dos Pobres, o primeiro Templo era modesto em linha Jesuítica, edificado em 1857, pelo Senhor JOSIAS DOS SANTOS, substituindo uma pequena Ermida que existia nas imediações, feita pelos devotos das almas.

          Para o interior do Templo foi levada a histórica CRUZ DE PEDRA, em estilo bizantino, símbolo de uma luta gloriosa, quando em 1645, os Penedenses liderados pelo Capitão VALENTIM DA ROCHA PITA, heroicamente expulsaram os Holandeses da Vila do Penedo do Rio São Francisco, cuja batalha final se deu no Alto do Monte Alegre. Em 1970, o Padre REGINALDO SOARES DE MELO, foi nomeado Capelão da cita Capela, a qual apresentava várias rachaduras em suas paredes, diante da situação, Padre REGINALDO optou pela demolição da mesma e construção do atual Templo.

Igreja da Stª Cruz do Cortume - R. Dr. Joaquim Nabuco - Penedo-AL

Igreja da Stª Cruz do Cortume – edificada em 1818, reconstruida e ampliada em 1907 – Penedo-AL.

           Outro destaque é a Igreja da Santa Cruz do Cortume. Consta que no início do século XIX, havia no local um Terreiro Africano, na ocasião uma criança que prestigiava a dança constatou que um homem que dançava (forasteiro) tinha os pés de cabra. O Pânico foi geral e o Terreiro sido destruído. Para exorcizar o local, em 1818, ali foi edificada uma pequena Capela em honra da Santa Cruz. No ano de 1907, o citado Templo foi reconstruído, tornando-se mais amplo. No seu altar encontra-se a milagrosa imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, criada pelo e mestre CESÁRIO PROCÓPIO DOS MÁRTYRES.

                Desde 1884, historicamente, é propiciado a população, anualmente, uma das maiores festa (celebração) religiosa e folclórica da região do Baixo São Francisco. O Evento ocorre sempre no segundo domingo de cada mês de janeiro.

Anúncios

PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Promovendo a População Negra do Estado de Alagoas!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: