*- Igreja/SANTA CRUZ DO CORTUME


Igreja da Stª Cruz do Cortume - Penedo-AL

Igreja da Stª Cruz do Cortume (Edificação: 1818 – Reconstrução/Ampliação: 1907) R. Dr. Joaquim Nabuco, s/nº – Penedo-AL (Brasil)

IGREJA DA SANTA CRUZ DO CORTUME

            No início do século XVIII, no terreno que a atual Igreja está edificada, existia um “Terreiro Africano”, onde os freqüentadores (maioria negra), para manter vivas suas tradições, exibiam inclusive, danças diabólicas.

            Uma versão lendária nos leva a idealizar o que na época ocorreu: “Certo dia, no período noturno, algumas pessoas realizavam um Culto Africano naquele Terreiro, porém, um garoto que assistia o evento (dança) notou que um Forasteiro que ali se apresentou pra dançar, tinha os Pés de Cabra. Houve pânico com a descoberta daquele garoto e passado alguns dias, o Terreiro foi destruído e a estória daquele homem (Forasteiro) passou a ser divulgada em toda região. Isso fez com que, em 1818, para exorcizar o local, um irmão pardo edificou uma primitiva Capela (simples e pobre), em honra da Santa Cruz.

          Em janeiro de 1884, foi realizada a primeira procissão do Senhor dos Navegantes, tendo a população ribeirinha carregou a imagem do Cristo Crucificado (estilo Jacenista), pertencente a Ordem Terceira de São Francisco e guardada na Sacristia da Igreja (Conventual) de Santa Maria dos Anjos.

          A reconstrução da atual Igreja da Santa Cruz do Cortume se deu no ano de 1893, conforme se verifica em seu Frontispício. Conhecida popularmente por “Igreja do Bom Jesus dos Navegantes” e/ou simplesmente “Igreja da Santa Cruz”, o ambiente religioso foi ampliado, em 1907, permanecendo com a denominação de Igreja da Santa Cruz do Cortume, cuja benção foi celebrada pelo Padre MANUEL RIBEIRO VIEIRA e contou ainda com as presenças: Padre JOSÉ SOARES DE ALBUQUERQUE e FRANCISCO SOARES LUNA. Após a benção houve missa solene celebra por Frei CRISTOVÃO O.F.M. e pregando ao evangelho Frei JOSÉ O.F.M.

Imagem Bom Jesus dos Navegantes - Igreja da Stª Cruz do Cortume

Imagem de Bom Jesus dos Navegantes – Igreja da Stª Cruz do Cortume (Edificação: 1818) – R. Dr. Joaquim Nabuco, s/nº – Penedo-AL (Brasil)

    Por razões de desentendimento entre a Irmandade e o Superior do Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos, ao final das festividades em 1913, ficou decidido que não mais seria possível utilizar a imagem de Cristo Crucificado nas festa, em substituíção ao Bom Jesus dos Navegantes. Diante de tal decisão, um dos membros da Irmandade e líder da Comissão de Festa, conhecido por ANTONIO PEIXE-BOI, procurou o Mestre CESÁRIO PROCÓPIO DOS MÁRTYRES (escultor), o qual assumiu o compromisso de esculpir a Imagem do Bom Jesus dos Navegantes. Como era Mestre muito versado nas Sagradas Escrituras, um asceta, CESÁRIO PROCÓPIO, tomando por motivação o Senhor Jesus na barca sobre o Lago de Genesaré, criou o tipo da imagem que muitos dos fieis da região do Baixo São Francisco e de outros Estados Brasileiros conhecemos. O esforço e a dedicação do Mestre CESÁRIO fez com que em 15 de janeiro de 1914, fosse realizada a primeira procissão com a atual imagem do Bom Jesus dos Navegantes, a qual passou a pertencer a Igreja da Santa Cruz do Cortume, substituindo, definitivamente, a imagem de Cristo Crucificado.

          Hoje em toda a margem do Rio São Francisco (Velho Chico) e em outras Cidades Brasileiras existem cópias feitas por ele e pelo seu discípulo maior, o Mestre ANTONIO PEDRO DOS SANTOS (escultor). As primeiras esculturas existem em Penedo e no Bairro de Jaraguá (Maceió-AL).

          O atual Templo possui fachada simples, na frente três portas e três janelas, Nave única e Capela-Móro. O destaque no Altar-Mor é da milagrosa imagem do glorioso Bom Jesus dos Navegantes, uma primorosa escultura, da lavra do Mestre CESÁRIO PROCÓPIO DOS MÁRTYRES (escultor).

Festa de Bom Jesus dos Navegantes - 2011 - Penedo-AL

Festa de Bom Jesus dos Navegantes – 2011 – “Fé, Tradição e Paz” – Cais do Porto – Penedo-AL (Brasil)

       Historicamente, desde 1884, anualmente, líderes religiosos organizam e propiciam a população uma das maiores festa (celebração) religiosa, profana e folclórica da região do Baixo São Francisco, a qual nos últimos anos acontece no segundo domingo do mês de janeiro, onde, a população após percorrer algumas ruas da região em “Procissão” (terrestre),  participa da 2ª etapa, considerada o ponto alto dos festejos, a “Magnífica Procissão Fluvial”, com o apoio de inúmeras embarcações (Balsas, Catamarã, Lanchas, Canoas, Jet Skis, etc) nas águas do “Velho Chico”, numa demonstração de fé e religiosidade. Dois ou três dias em que antecedem o domingo festivo, são promovidos Shows Musicais, competições (Esportivas e Recreativas) e apresentações de Grupos Folclóricos (Guerreiro, Banda de Pífano, Reisado, Pastoril, Chegança, etc) e Grupos de Teatros, da Região.

CLIQUE (outras fotografias).


 

LOCALIZAÇÃO:

– R. Dr. Joaquim Nabuco, s/nº – Centro – Penedo/AL (Brasil).

.


.

Fonte de Pesquisa:
– Ernani Otacílio Mero – Templos, Ordens e Confrarias – Ano 1991.
.

Anúncios

PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Promovendo a População Negra do Estado de Alagoas!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

OIPOL

Organização Internacional de Policiais

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: