*- Igreja/SANTA LUZIA


Igreja de Stª Luzia - Pça de Stª Luzia, s/nº - Bairro Stª Luzia - Penedo-AL

Igreja de Stª Luzia – Pedra Fundamental: 07/03/1920 – Inaugurada: 28/09/1941 – Pça de Stª Luzia, s/nº – Bairro Stª Luzia – Penedo-AL.

       No dia 07 de março de 1920, o então Vigário da Freguesia, o Padre BATISTA WANDERLEI, depois da prática de uma Santa Missão, fez o lançamento da pedra fundamental, simbolizando dessa forma, início à construção da Capela, em honra a protetora da visão “Santa Luzia”, a qual seria oficialmente a padroeira do Bairro de Santa Luzia (antigo Bairro do Barro Duro). O Processo para a edificação foi lento, mas aos poucos as paredes foram subindo.

         Com a saída do Padre BATISTA da Cidade de Penedo/AL, um no Pároco, Frei ADALBERTO (O.F.M.), não esqueceu a nova missão e mesmo com a falta de recursos (retardando e suspendendo os trabalhos), na medida do possível passou a conduzir as obras, porém, o digníssimo Frei foi também movimentado para outro município. Para assumir seu lugar veio o eminente Sacerdote Monsenhor JOSÉ DIONÍSIO MEDEIROS (Perito em Direito Canônico e Língua Portuguesa), que atendendo os apelos dos moradores, regularmente contribuiu com as obras da Capela. Surge então um inverno calamitoso, tendo uma chuva torrencial, danificado todo o trabalho que muitos executaram com abnegação e sacrifício. Os alicerces daquela que seria a futura Capela não aguentaram e as paredes desabaram.

      O próximo Vigário a assumir os trabalhos foi o Cônego ODILON LÔBO, que a Penedo e atendendo aos apelos e reclamações da população do novo bairro, chamou a si os encargos da construção da Igreja de Santa Luzia. O Cônego LÔBO, analisando inclusive as condições climáticas (clima ameno) agradáveis do bairro, logo viu a probabilidade do mesmo se tornar populoso, com isso, as necessidades de ser no futuro sede de uma freguesia, então deliberou construir não uma Capela, mais sim, um vasto e majestoso Templo, visando transformá-lo em Matriz.

       A magnífica Igreja que com muito trabalho dada a distância e naturais dificuldades, com dedicação foi construída. É um Templo modesto, tendo a realçar as linhas de uma planta de um estilo agradável, com Fachada simples com três portas e três janelas; Nave única, a destacar uma Torre elegante, mimosa e centralizada, esguia, com seu campanário de sinos plangentes, para convidar os fiéis ao culto e dever cristão. Anexo foi construído um grande Salão de Festas.

        Numa quinta-feira, 15 de agosto de 1937, mesmo com a obra inacabada, dois ilustres convidados, os Capuchinhos “Frei DAMIÃO DE BOSANO e Frei CIPRIANO”, chegaram a bordo do “Vapor Comendador Peixoto”, para participarem de uma Santa Missão, os quais ficaram alojados no Convento Franciscanos de Santa Maria dos Anjos.

      No domingo, 18 de agosto de 1937, os Capuchinhos comandaram uma empolgante Procissão Eucarística saindo da Igreja de Santa Luzia em direção a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (Catedral Diocesana).

        Foi no dia 28 de setembro de 1941 (domingo), com as solenidades do ritual, entregue ao culto, com a benção litúrgica, a belíssima Igreja de Santa Luzia, no bairro do mesmo nome. Tudo procedido de uma Santa Missão, pregada pelo afamado Capuchinho Frei VITAL MARIA DE IPOJUCA, teve lugar a benção solene da Igreja de Santa Luzia, presidindo o ato o incansável Vigário Capitular, Monsenhor ODILON LÔBO, responsável pela construção.

      Após a benção e formalidades litúrgicas foi o Templo entregue ao culto público e em seguida celebrado, na nova Igreja, a primeira missa. Numa magnífica oração, Monsenhor ODILON LÔBO, falou claramente:

      – O Templo, bem afastado da cidade, e num bairro que surgia bem próspero, debaixo da proteção de Santa Luzia, traria a prosperidade e a paz no coração daqueles que procurassem conservar a visão santa dos Evangelhos.

         A imagem de grande realce no interior do Templo é a de SANTA LUZIA. A referida imagem medindo 1,20 m, chegou a Igreja, na manhã de 28/09/1941, quando, cumprindo uma promessa com ardência de fé, uma devota de Penedo fez a doada. Era uma mãe, a qual com as angústias sofridas ao ver uma filha, na iminência de perder a visão, causada por uma doença rebelde, prometeu ofertar a Imagem de Santa Luzia para o Templo, caso conseguisse a cura da filha, tendo a missão sido cumprida.

       Ainda no dia da inauguração da Igreja, a Empresa de Transporte Urbano, realizou um trabalho de transporte de passageiro todo especial, e num gesto bondoso fez ofertar uma parte do dinheiro apurado para as obras da Igreja.

      “O Apóstolo” – Jornal católico de Penedo na sua edição de domingo (28/09/1941), toda especial, fez referências históricas da nova Igreja de Santa Luzia com um minucioso relato bem apreciável.

         Por um longo período, a Igreja de Santa Luzia já esteve sobre o zelo apostólico do Padre ALDO DE MELO BRANDÃO, o qual realizou um extraordinário trabalho, sendo que na sua gestão a mesma foi elevada a Matriz, como sonhou seu idealizador.

.


.

LOCALIZAÇÃO:

– Praça de Santa Luzia, s/nº – Bairro de Santa Luzia – Penedo/AL (Brasil).

.


.
Fonte de Pesquisas:
– Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
– Aminadab Valente – Penedo Sua História – Ano 1957.
– Ernani Otacílio Mero – Templos, Ordens e Confrarias – Ano 1991.

 

Anúncios

PARTICIPE: Sua opinião é importante, portanto, deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Promovendo a População Negra do Estado de Alagoas!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: