*- Igreja/SANTA MARIA DOS ANJOS


Igreja de Stª Mª dos Anjos - R. 7 de Setembro, 218 - Penedo-AL

Igreja de Stª Mª dos Anjos – R. 7 de Setembro, 218 – Penedo-AL

       A construção da Igreja Conventual de Santa Maria dos Anjos surgiu evidentemente, em decorrência da edificação do Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos, isso no século XVII. Toda obra do Complexo Conventual Franciscano da Cidade de Penedo, durou cerca de noventa e nove (99) anos para ser concluída, ou seja, de 1660 à 1759, conforme narrado abaixo:

        No início do ano de 1657, várias solicitações (petições) foram enviadas pela população da Vila do Penedo do Rio São Francisco aos dirigentes da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil (ereção em 24/08/1657), no sentido de que os filhos de São Francisco, em caráter permanente, fixassem residência na Vila. Em 26 de agosto de 1657, Frei PANTALEÃO BATISTA, apoiado pela maioria da cúpula católica na Bahia, após analisar tais pedidos, logo aprovou a ideia da instalação de uma Casa Conventual na Vila do Penedo do Rio São Francisco.

    Então, no dia 19 de março de 1659, os primeiros religiosos (Franciscanos) desembarcaram as margens do Rio São Francisco (O velho Chico), ou seja, na Vila do Penedo do Rio São Francisco, cujo Superior era Frei LUIZ DA VISITAÇÃO, dando início a todo um processo que futuramente iria engrandecer a localidade. Porém, foi Frei ANTÔNIO DOS MARTYRES, (eleito Provincial em 05 de novembro de 1659), que nos primórdios de 1660, quando em visitação às Casas Conventuais e/ou Residenciais, chegou à Vila do Penedo do Rio São Francisco e ao constatar a existência de Frades residentes em uma moradia particular, determinou que fosse feita a escolha do terreno para fins da construção de um Convento. Por conseguinte, o local sugerido foi o que se encontra instalado todo o Complexo Conventual. Por sua vez, a Câmara Municipal, em 03 de julho de 1660, concordando com a escolha, a título de doação expediu a escritura da respectiva área (sítio), cuja posse aos Franciscanos se deu pelo síndico, na ocasião, o Tenente ANDRÉ VELHO TINOCO.

     Em 17 de setembro de 1660 (Consagração às Chagas de São Francisco), os Frades Franciscanos (Portugueses e Brasileiros) logo tiveram a iniciativa e construíram um RECOLHIMENTO, que aos olhos dos habitantes foi o primeiro Mosteiro da Vila, culminando com o surgimento de uma Capela, inaugurada em 10 de abril de 1661 (Domingo de Ramos), com os religiosos celebrando a primeira missa. Nesse mesmo ano, o Recolhimento foi ocupado, cujo primeiro prelado foi Frei ÂNGELO DO NASCIMENTO.

           Em 04 de outubro de 1682 (Festa de São Francisco de Assis), sob a proteção da Padroeira da Ordem Seráfica NOSSA SENHORA DOS ANJOS (celebração litúrgica, anualmente, 02 de agosto), os Franciscanos, após 20 (vinte) anos habitando aquele Recolhimento, festejaram o lançamento da pedra fundamental, marco que iniciou a construção do Complexo Conventual, ou seja, da Igreja de Santa Maria dos Anjos, da Capela da Ordem III de São Francisco e do Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos, bem como a edificação do Theatro Casa de São Francisco.

 

Igreja de Santa Maria dos Anjos - Penedo-AL

Igreja de Santa Maria dos Anjos – Penedo-AL

          Em 02 de fevereiro de 1689, se deu a edificação da IGREJA CONVENTUAL DE SANTA MARIA DOS ANJOS (acoplada ao Mosteiro), cujos trabalhos foram realizados em várias etapas, seguindo rigorosamente o modo de construção de todo Templo Colonial, sendo iniciado pela Capela-mór em seguida a Nave e por último a Fachada, conforme se constata na variedade de datas encontradas nos Pórticos (1708), Frontispício (1759), etc.

      Destaque também para a belíssima Capela da Ordem III de São Francisco (incluindo consistório), construída em 1707, que apenas é separada da Igreja Conventual por uma grade de jacarandá fixada em baixo do elegante Arco de pedra calcária.

           O interior da Igreja é todo em estilo Barroco e Rococó. Os entalhes são folheados a ouro, características fortes visualizadas na Coroa Portuguesa (fixada na parte alta do Arco Cruzeiro), no Altar Central e nos dois Altares Laterais. Todos os elementos artísticos interioranos estão integrados com a arquitetura, com uma influência das Igrejas Baianas. São todos feitos em madeira policromada, sendo alguns revestidos em folha de ouro, e estão dentro de uma linguagem artística e histórica da localidade.

      A Capela-mór, é estreita e profunda, com uma traça, rigidamente, dentro das diretrizes Barrocas Portuguesas. É separada da Nave por um Arco Cruzeiro, possui janelas com varanda de jacarandá e safenas trabalhadas, além de duas portas almofadadas com safenas de madeira que dão acesso ao corredor que leva à Sacristia, ao Salão de Reuniões e ao Claustro do Convento. No forro, há uma pintura da linha ilusionista que diverge da temática existente no teto da Nave, provavelmente, por ter sido executada no final do século XVII. Porém, para melhorar a iluminação do ambiente, uma Clarabóia foi aberta na gestão (1919) de Frei PEREGRINO.

           A Nave é única com paredes brancas, exibe tribunas de jacarandá com safenas em madeira trabalhada, um Púlpito harmonioso com baldaquim e safenas, sendo decorado com patina dourada e concha de jacarandá. A fim de projetar uma melhor iluminação da Nave, na gestão (1919) de Frei PEREGRINO, mais uma Clarabóia foi aberta no teto.

Igreja de Sta Mª dos Anjos - Pintura Ilusionista - Penedo-AL..

Igreja de Santa Mª dos Anjos – Pintura Ilusionista do Forro – Penedo-AL.

         Ocupando todo espaço do forro da Nave, existe uma pintura da linha ilusionista com a inscrição → LAZDRO LIAL AFES – 1784 ← projetando arcadas, colunas, jardins, festões, guirlandas, balaustradas e no centro surgem nuvens e sobre elas um quadro apostólico de NOSSA SENHORA DOS ANJOS, uma verdadeira elegância, digna de ser observada pelo alto teor de comunicabilidade (jogo de cores, movimento das figuras e a elegância de suas linhas), onde os olhares de Maria e dos Anjos acompanham-no.

            Nos Altares à esquerda da entrada do Templo são exibidas magníficas esculturas, todas elas de estilo Barroco do século XVIII, como a bela imagem de NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO com um planejamento esvoaçante e estofamento dourado, época do século XVIII. Esta substituiu SÃO VICENTE FERRER que foi “furtada”. Estando no interior da Igreja, através de uma porta (portaria) se tem ampla visão a um Altar tipo Dom João V (retábulo de madeira) na área Conventual, nele destaca-se a escultura de madeira de NOSSA SENHORA DOS HUMILDES.

       No século XVIII, o piso desse Templo era todo “Assoalhado de Madeira”, em forma de caixotes e por baixo deles ficava o ossário. Esses mesmos caixotes eram utilizados, para os fieis sentarem durante os atos litúrgicos, visto que na época não se usavam bancos. As pessoas, de acordo com suas posses, durante os atos, estendiam seus tapetes persas e outras suas esteiras. Anos depois, veio o uso dos genuflexórios ou cadeiras de missa e finalmente os atuais bancos. Em 1912, Frei JOAQUIM DE BENKER substitui o antigo piso (Assoalho de Madeira) por esses de mosaico que até o momento perdura.

Igreja de Stª Mª dos Anjos [1660-1759] - R. 7 de Setembro, 218 - Penedo-AL

Igreja de Stª Mª dos Anjos [1660-1759], – Frontispício – R. 7 de Setembro, 218 – Penedo-AL

   O Frontispício tem um harmonioso desenho, onde se apreciam os mesclados de diversos ornatos em cantaria eruditos e de criação artesanais. O adorno antropomórfico demonstra um agrupamento de figuras humanas, com aspectos anatômicos Europeu com turbantes de índios; outras como sendo soldados com túnica da milícia portuguesa e saiote indígena. Na realidade são objetos ornamentais singelos, inocentes, compondo um conjunto barroco rico de informação sociológica e criatividade espirituosa.

       A ampliação do Frontispício se deu em 12 de novembro de 1716, graças à doação por escritura de 25 (vinte e cinco) braças de terras, outorgada pelo Capitão-mór ANTÔNIO TEIXEIRA BARBOSA e sua esposa Dona CATARINA CAMELLO, cujo síndico era LEONARDO PEREIRA LIMA. A inscrição do ano de 1759, indicando a data em que foi concluído, permanece estampada na própria fachada. Existem três portas almofadadas que fecham o Galilé com suas arcadas, três janelas com verga em curvas e um elegante frontão com volutas, além, de um Óculo e uma Cruz de Pedra, confirmando a originalidade da mais aprimorada gramática barroca da Escola Franciscana do Nordeste.

Igreja de Stª Mª dos Anjos - Penedo-AL.

Igreja de Stª Mª dos Anjos – Brasão da Ordem Franciscana – R. 7 de Setembro, 218 – Penedo-AL.

    O Arco Cruzeiro, imponente encontra-se todo revestido de madeira entalhada e douramento fosco. No alto e centralizado, observa-se o Brasão da Ordem Franciscana ostentando os braços de CRISTO e de SÃO FRANCISCO, ladeado pelo simples cordão da penitência. Nele, dois Anjos voantes de linha barroca sustentam o referido escudo, um completo equilíbrio anatômico.

    Ao lado do Arco Cruzeiro, dois Altares laterais (traçado rococó) dourados, perderam os Nichos (consumidos pelo cupim) posicionados na parte baixa do retábulo, e quando se deu a restauração (1940), foram substituídos por dois belíssimos Sacrários, obras do Mestre CESÁRIO PROCÓPIO DOS MÁRTYRES. Um dos altares é destinado a NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO e o outro a SANTO ANTÔNIO, ambas, esculturas (barrocas) Portuguesas do século XVIII.

        O Altar-mór do século XVIII é belíssimo e feito com madeira entalhada e pintado (douramento com ouro brunido) com ouro em pó misturado com clara de ovo e óleo de baleia. Seu Retábulo (linha romântica – século XVIII) imponente, trás algumas colunas retorcidas dentro do estilo Jônico¹ (salomônicas afastadas com peanchas), onde se visualiza imagens de grandes valores, tais como: SANTA MARIA DOS ANJOS e SÃO JOSÉ (esculturas da arte barroca Portuguesa), além de SÃO BERNADINO DE SENA (exemplar Português) e em especial a de SÃO FRANCISCO DE ASSIS (linha italianizante da Escola da Úmbria), esta última deixa uma conotação de ser da lavra do Artista Plástico ANTÔNIO FRANCISCO LISBOAO ALEIJADINHO”, visto a conformação dos pés afastados, bem semelhantes a outras obras do citado escultor, ou de algum integrante de sua escola, ambas do século XVIII.

        As Sanefas de madeira abertas são sustentadas por dois anjos barrocos e decorado com patina dourada. No Camarim do Retábulo, parcialmente adulterado, registra a ausência do Trono Eucarístico, qualidade notável do estilo romântico das Igrejas barrocas do século XVIII, o qual foi retirado e substituído por um expressivo Calvário, composto pelas imagens de MARIA, CRISTO e JOÃO EVANGELISTA, substituição esta realizada (1919) por Frei PEREGRINO no referido Camarim.

     A Sacristia fica por trás da Capela-mór, ampla, com dois Arcaz em madeira trabalhada, teve sua edificação iniciada no ano de 1772. Em seu Retábulo a imagem de BOM JESUS DOS NAVEGANTES (anteriormente posicionada na entra da Igreja), dentro de uma linha Jasenista, sendo que toda temática escultural é vertical. Em seu interior há um belo Lavabo de Pedra, trabalhado e decorado com duas Águias, um primor em arte, digno de comentários de GERMAIN BAZIN. Existem também as imagens de NOSSA SENHORA DA PIEDADE e do SENHOR GLORIOSO (lavra do Escritor Penedense JÚLIO PHIDIAS). O dourado aplicado no recinto foi realizado em 1784, provavelmente por LIBÓRIO LAZDRO LIAL AFES.

Igreja de Sta Mª dos Anjos - Torre - Penedo-AL.

Igreja de Santa Mª dos Anjos – Frontispício e Torre – Penedo-AL.

  Já a “Torre” única atarracada, quadrangular com sineiras, cobertura piramidal, tem sua posição recuada, visto que, antes da doação de terras para ampliar o Frontispício, as portas que dão acesso ao Templo eram colocas onde estão as colunas que sustentam o coro, existindo um espaço com Alpendre para descanso ou pousada, que acomodavam os peregrinos, entre o Galilé (cinco arcadas, sendo três na entrada e duas laterais) e as portas.

       No mês de janeiro de 1884, foi da Igreja (Conventual) de Santa Maria dos Anjos, que saiu a primeira procissão do SENHOR DOS NAVEGANTES, sendo que a imagem carregada pela população ribeirinha, durante todo o percurso, foi a de JESUS CRISTO CRUCIFICADO, da Ordem Terceira de São Francisco, pertencente ao referido Templo.

    A Igreja Conventual, cujo Orago é SANTA MARIA DOS ANJOS, (padroeira oficial da Ordem Franciscana), é uma riqueza em arte barroca e esta integrada com o Convento Franciscano, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco e o Museu de São Francisco. No referido Templo religioso funcionou o Centro de Música Sacra Erudita e Escola de Santeiros que foi o núcleo fundamental da maior importância na educação das letras, da cultura e das artes da Província Alagoana. Por apresentar uma bela riqueza em Arte Barroca, em 1941, todo o Complexo foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

     Na data de 21 de julho de 2011, o IPHAN-AL, face ao “Programa Monumenta”, concluiu e entregou a obra de restauração (conjunto de madeira em talha policromada), da Igreja e do Convento, Os trabalhos revelaram uma curiosidade importante: “O ventre na pintura de Nossa Senhora continha a imagem do menino Jesus”. Informações históricas apontam que na década de 1950, um padre (Alemão), por pudor, recobriu a imagem da criança pintada na barriga de Maria. Ao final dos trabalhos, devido ao bom estado de conservação e o processo de restauração realizado pelo IPHAN, todos podem apreciar a obra em sua imagem original.

.


As Colunas Jônicas

As Colunas Jônicas Clássicas

 

Oração de São Francisco de Assis

Oração de São Francisco de Assis


 

.LOCALIZAÇÃO:

– Rua 7 de Setembro, 218 – Centro Histórico – Penedo/AL (Brasil).

– Fone: (82) 3551-2279 –

– CEP: 57.200-000.

.


Fontes de Pesquisas:
– Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
– Aminadab Valente – Penedo Sua História – Ano 1957.
– Ernani Otacílio Mero – Templos, Ordens e Confrarias – Ano 1991.
Anúncios
Portal do Judô

Notícias gaúcha para o mundo

Instituto do Negro de Alagoas - INEG/AL

Promovendo a População Negra do Estado de Alagoas!

ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

a amazónia, os índios e eu: notícias & outras correspondências

"aqui eu, Malinche, conto o que ouvi contar"

Saccpa

Just another WordPress.com site

Minas em Pauta - Saúde e Ação Social

Just another WordPress.com weblog

Blog Afrocensos2010

Somos tod@s afrodescendentes - Somos tod@s afrodescendientes

UTI Neo

Cuidados em UTI Neonatal

REFRISATBlog - Chillers e Controle Térmico

O blog da maior empresa de Controle Térmico da América Latina

ALGARVEPRESSNAHORA

Mais um site WordPress.com

Arnaldo V. Carvalho

Idéias, filosofia, humanismo, agenda, saúde, terapias, meu mundo.

VIAJAR NAS PALAVRAS

Escolas | João de Araújo Correia / Blogue da Biblioteca da Escola Secundária - Peso da Régua

jornais em português

jornais de acesso livre em língua portuguesa

BF Noticias

Just another WordPress.com site

quando a cidade era mais gentil

foto e memória de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: